Para esta atividade avaliativa, os alunos dos Terceiros Anos do Ensino Médio (noturno) deverão ler os seguintes artigos:
Como ensinar na época da “pós-verdade?“, traduzido e publicado em nosso blog.
Pós-verdade: a razão do mais louco, traduzido e publicado em nosso blog.
Para aprofundar o assunto, recomendamos:
Documentário: Get me Roger Stone – Leia uma crítica no link ou ao trailer aqui. O filme pode ser visualizado no Netflix.
Debate entre jornalistas sobre Os riscos das notícias falsas para a democracia. Ouça aqui.
Recomendamos que os alunos que queiram adiantar o seu trabalho, leiam os textos indicados acima e pesquisem na internet outros artigos sobre o tema “pós-verdade”.
Fiquem à vontade para utilizar os Comentário deste post para sugerir outros textos ou apresentar qualquer reflexão ou opinião sobre o tema (eles não serão considerados para avaliação)
Após se informar sobre o tema principal da atividade, o aluno deverá produzir uma redação dissertativa sobre o “pós-verdade“, vinculando-o com o conceito de ideologia e escolhendo, como campo de debate, um dos temas abaixo.
- Eleições de D. Trump nos EUA e o “pós-verdade”.
- Brexit, crise migratória na Europa e o “pós-verdade”.
- “Escola sem partido” e a disseminação da ideologia “pós-verdade” no Brasil.
- As redes sociais virtuais no Brasil e os debates políticos num momento de crise
O aluno poderá abordar outros temas desde que atenda ao objetivo da proposta e não fuja da discussão principal, o “pós-verdade” e o conceito de “ideologia”.
A redação deverá ter como limite as duas (2) páginas da folha de provas do COTIL.
O texto deverá ter introdução, desenvolvimento (argumentos fortes favoráveis ou contrários a uma determinada tese) e conclusão. Recomenda-se que a redação contenha um título. Redija a redação em caneta azul ou preta esferográfica.
A avaliação das redações não levará em consideração o ponto de vista do autor, mas o desenvolvimento do texto e a coerência dos argumentos utilizados. Avalia-se, portanto, a construção e compreensão de conceitos (principalmente a utilização do conceito de “ideologia” e “pós-verdade), o desenvolvimento das ideias, a utilização correta da língua portuguesa (em particular, coesão e coerência) e, por fim, a capacidade de argumentação de uma tese.
A data limite para a entrega do trabalho já foi divulgada em sala de aula.
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