O “mito da caverna” e Magritte.

Reproduzo abaixo uma atividade avaliativa que apliquei aos meus alunos dos Primeiros Anos de Ensino Médio, após trabalharmos os conceitos de modernidade e discutido a alegoria do “mito da caverna” de Platão.

ATIVIDADE:

Tendo como base a atividade realizada em grupo sobre “O mito da caverna” e os conteúdos das aulas de sociologia, analise as ilustrações abaixo. Em seguida, escreva uma reflexão sobre algum das várias questões que essas imagens nos colocam sobre a relação entre verdade (mundo concreto) e a sua representação (imagem).

I – Quadro de René Magritte, “A condição humana”.

O pintor surrealista René Magritte (1898-1967) trabalha com o jogo das palavras e das imagens em seus quadros. Em “A condição humana” (1935), reproduzido logo abaixo, ele sugere uma reflexão entre o lugar (o real) e a representação do real, fazendo claramente um diálogo com uma das mais importantes alegorias do mundo ocidental, “O mito da caverna” de Platão.

https://ichef.bbci.co.uk/news/624/cpsprodpb/B096/production/_91060254_magritte_condition_use.jpg

A condição humana (1935), René Magritte.

II – Peça de teatro “Selfie” (2004).

A foto abaixo foi parte da divulgação da peça “Selfie”. Ela tinha como objetivo questionar a nossa relação com o mundo virtual, em particular as redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, Tinder. O personagem da peça perde o seu celular e, consequentemente, toda a sua identidade, vendo-se perdido no mundo contemporâneo.

https://i2.wp.com/s2.glbimg.com/Wj-BkJO7q1cWI5eg8m-eMD6jw-A=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/10/21/selfie_foto_sergio_baia_3056_reduzida_para_divulgacao_1.jpg

Foto publicitária da peça de teatro “Selfie”, idealizada por Mateus Solano e Miguel Thiré em 2014.

 

Questão:

As duas imagens nos permitem refletir por diversas vias a questão da relação entre o mundo real e o mundo virtual, ou seja, a realidade concreta e a sua representação. Tal reflexão pode ser estendida para a ciência, principalmente as ciências humanas, já que esta se trata também de uma representação e explicação da vida concreta.

Em grupo, escreva um texto refletindo a relação entre as imagens (pode-se escolher uma ou as duas) e “O mito da caverna”. Tente colocar a reflexão no contexto da sociedade moderna.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em ATIVIDADE, Introdução à sociologia, Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s