(Socio)lizando chega a 40 mil visualizações em nove meses

Em nove meses o (Socio)lizando recebeu 40 mil visualizações. Criado para ser um instrumento pedagógico nas aulas de Sociologia do ensino médio, os números e os locais de acesso provaram que o Blog transformou-se numa referência para alunos e professores que buscam atividades e conteúdos de sociologia. Oito das dez primeiras palavras-chaves na busca pelo blog referiam-se a “atividades de sociologia”.

Estatística do Blog. 29 outubro 2012

Dentre os posts mais visitados, os quatros primeiros foram atividades voltadas aos alunos. Entretanto, na quinta posição está a “Atividade sobre Etnocentrismo”, a mais visitada pelos internautas não-alunos. Há uma dificuldade em trabalhar esse tema em sala de aula e em elaborar boas atividades, o que explica a alta procura por ele. Textos complementares do conteúdo programático da disciplina também estiveram entre os mais visualizados.

Contamos com visitas de internautas de outros países como EUA e Portugal, ambos com mais de 300 visualizações. Em seguida, estão na lista Japão, Itália, Argentina, El Salvador, França e Angola. Foram mais de 20 países que infelizmente não temos como avaliar de forma qualitativa os acessos – mas, provavelmente, muitos deles devem-se a busca por imagens.

O principal veículo de divulgação e acesso ao Blog foi o FACEBOOK.  Mas também foram importantes as plataformas de busca e outros sites/blogs, tais como:

http://sociologiaemteste.blogspot.com.br/

http://sindicatosociologosma.blogspot.com.br/

http://oficinasociologica.blogspot.com.br/

O blog ganhou destaque como Projeto Referência no “Programa Acessa Escola da Secretaria do Estado de São Paulo”:

http://acessaescola.fde.sp.gov.br/Public/RedeProjetos.aspx?op=pesq

http://acessaescola.fde.sp.gov.br/Public/RedeProjetos.aspx?op=projref&idprojref=60

Levando-se em consideração as características e potencialidades adquiridas pelo Blog nestes meses iniciais, fizemos algumas alterações para deixá-lo mais dinâmico e atender nossos objetivos futuros: criamos os Menus “Aluno” e “Conteúdo Programático”, separando desta forma os posts de atividades aos alunos e os conteúdos programáticos da disciplina . Também eliminamos alguns Wedgets que ficavam na lateral direita do blog, deixando seu visual mais limpo.

* * *

Para finalizar, gostaríamos de reforçar que o (Socio)lizando, enquanto instrumento pedagógico e reflexivo da disciplina de Sociologia, se filia a tradição crítica à sociedade capitalista. Contra todas as atuais tendências positivistas, cientificistas e obscurantistas que tentam camuflar a totalidade concreta, buscamos dissecá-la com o pensamento crítico. Nossa referência teórica é o marxismo, pela sua capacidade em explicar o mundo e apontar uma caminho de superação. Nestes próximos meses, esperamos, sem dogmatismo, contribuir no aprofundamento de um pensamento que vá nessa perspectiva.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Principal com as etiquetas . ligação permanente.

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s