Filme: Pina de Wim Wenders

Finalmente, Pina (2011), o novo filme de Wim Wenders, estreou na última sexta-feira num cinema de Campinas. Surpreendentemente, o filme entrou em cartaz primeiro aqui que em São Paulo. Então, corra para assisti-lo, pois é de suspeitar que ficará pouco tempo em cartaz por essas redondezas.

O novo filme de Wim Wenders surpreende. É um documentário homenagem a uma das mais criativas e ousadas dançarinas e coreógrafas de nossos tempos. Pina Bausch, de origem alemã, uma cosmopolita na vida e na arte, soube tirar “poesia do movimento e dos elementos como a pedra, a água, o abismo”. Infelizmente, morreu em 2009, em meio as primeiras gravações do filme, planejado por Wenders e ela num café após a um de seus espetáculos.

Além da genialidade do diretor de Paris, Texas (1984) e As Asas do Desejo (1987), o que já seria um motivo para assistir Pina sem receber qualquer recomendação, há um elemento inovador neste filme: o uso do recurso 3D. Segundo um jornal de Nova Iorque, St. Louis Post-Dispatch, Pina é um “filme desbravador para a tecnologia 3D”. Nele, o espectador não se encontrará diante de um bombardeamento de cores e formas saltando da tela como em Avatar (2009), filme em que a técnica é tudo e está a serviço de entreter o espectador num fascinante estado de passividade. No filme de Wenders, o que salta é a expressão e a forma, o artista e sua obra. A técnica é apenas um meio para se atingir o seu verdadeiro fim: a arte!

* * *

O filme está em cartaz no Cineflix Galleria 2, sessão das 19h15.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Dicas Culturais com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Filme: Pina de Wim Wenders

  1. Anónimo diz:

    A vida expressa na dança pelo filme…Maravilhoso!

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s