Mostra “Zoom Latinoamericano” na CPFL Campinas

Exposição inédita em Campinas traz obras de Botero, Diego Rivera e Iberê Camargo

Mostra “Zoom Latinoamericano” na Galeria de Arte da CPFL Energia tem entrada gratuita

BoteroCampinas recebe, entre os dias 15 de fevereiro e 8 de abril,  a exposiçãoZoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA”, no espaço Galeria de Arte da CPFL Energia, com entrada gratuita. A mostra reúne 41 obras de 39 renomados artistas de 11 países da América Latina, entre eles os renomados Fernando Botero, Diego Rivera, Iberê Camargo, Carlos Mérida, Damián Ortega, e participação especial de um trabalho do artista campineiro Thomaz Perina.

Com curadoria de Rosa Maria Rodríguez Garza, gerente do Programa Cultural da FEMSA, e Juan Darío Restrepo Figueroa, e promovida pela  Coca-Cola FEMSA Brasil (dona da coleção) e CPFL Energia, o objetivo da mostra é propiciar aos visitantes uma espécie de olhar panorâmico sobre a diversidade cultural da América Latina e valorizar a produção artística latino-americana, que abriga marcas e influências distintas de cada país.

A exposição faz uma analogia ao diário de viagem da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir pelo continente, com diferentes manifestações estéticas em pintura, desenho, fotografia e escultura.

O percurso começa pela esplêndida vista panorâmica da Torre Latino-américa (‘De la serie Torre Latino”, de 2007) produzida por Damian Ortega, e termina no Uruguai, em frente a uma construção de Joaquin Torres Garcia (“Construcción en blanco y negro”), de 1931.

O público terá a oportunidade de conhecer vários itinerários, como a Colômbia, por meio do trabalho realizado na década de 70 por Eduardo Ramírez Villamizar, Cardenas e Santiago Botero Fernan. Diego Rivera

A seleção brasileira da coleção de arte recai sobre a investigação pictórica de Leda Catunda, o minimalismo de Mira Schendel e a pintura de viés expressionista de Iberê Camargo. “Estamos trazendo para Campinas uma seleção exclusiva de obras de arte que representa uma jornada pela geografia artística da América Latina. O público, com certeza, se surpreenderá. A parceria do Grupo FEMSA com a CPFL Cultura reafirma nosso compromisso em incentivar o acesso à cultura e arte”, destaca o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda.

“No ano em que comemoramos o centenário da empresa, recebemos essa mostra inédita, e que comprova, mais uma vez, nossa crença na importância da arte no desenvolvimento de um olhar amplo e plural, ajudando os indivíduos e as instituições a tratar as situações complexas características do mundo contemporâneo”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.

Thomaz Perina 

Para esta edição em Campinas, a exposição “Zoom Latinoamericano” será enriquecida especialmente com a obra “Paisagem” do artista campineiro Thomaz Perina, influenciado por Picasso e Max Bill. O convite foi feito ao Instituto Thomaz Perina, como forma de homenagear a cidade de Campinas e regiões. A última mostra do artista, falecido em 2009, aconteceu justamente na Galeria de Arte da CPFL Cultura, com o nome “Eu quero o mínimo pra falar”. O título é uma síntese de sua técnica de pintura e da sua trajetória. Sua obra, considerada abstrata, vem da observação do campo, das ruas ou de uma simples mancha na parede.

Coleção de Arte

A Coleção FEMSA é reconhecida como uma das coleções privadas mais importantes da América Latina, existindo desde 1977. Com mais de mil obras de diferentes manifestações artísticas como pintura, escultura, desenho, grafismo, fotografia e instalação, percorre uma trajetória pela arte moderna e contemporânea latino-americana. As obras ilustram a evolução, a pluralidade e a riqueza da arte latino-americana do século 20.

O acervo surgiu como parte do compromisso do Grupo pelo desenvolvimento de seus colaboradores, familiares e comunidades. Com um programa itinerante, a empresa leva, desde o ano 2000, sua coleção para as mais diversas comunidades de países da América Latina, com a proposta de promover e disseminar o interesse pela arte e impulsionar a educação nas mais diferentes esferas.

Serviço:

Exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA”
Local: Galeria de Arte CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. (19) 3756-8000
Visitação: de 15 de fevereiro a 8 de abril
Horários: de terça a sábado, das 10 às 18 horas; aos domingos, das 10 às 16 horas (fechado no dia 21/02, terça-feira de Carnaval). Agendamentos de grupos: terças e quintas, das 10 às 17 horas
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa de Campinas.com.br

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Dicas Culturais com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Mostra “Zoom Latinoamericano” na CPFL Campinas

  1. Anónimo diz:

    Se me permite, Festi, vou completar, então, musicalmente ilustrando essa exposição!

    • Ricardo Festi diz:

      Ótima e linda sugestão.
      Uma pergunta que emana do vídeo: o que é ser um latino-americano? Existe uma identidade comum entre os povos que vivem nesta vasta região?

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s