B1, AT1 – O ensino de Sociologia incomoda?

Por Ricardo Festi

Esta atividade se refere ao debate sobre a obrigatoriedade do ensino de Sociologia nas escolas, aprovado em 2006. Leia o trecho abaixo extraído do nosso livro didático e analise o discurso da revista Veja. Em seguida, comente a questão:

Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês contemporâneo, a Sociologia, quando se coloca numa posição crítica, incomoda  muito, porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou grupos se empenham em ocultar. Se esses indivíduos e grupos procuram impedir que determinados atos e fenômenos sejam conhecidos do público, de alguma forma o esclarecimento de tais fatos pode perturbar seus interesses ou mesmo concepções, explicações e convicções.

Ora, uma das preocupações da Sociologia é justamente formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar o noticiário, as novelas, a televisão, os programas do dia a dia e as entrevistas das autoridades, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos, ou, ainda mais importante, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertencem. (TOMAZI, N. Sociologia para Ensino Médio, p. 7. 2007)

Imagem, extraída da revista Veja de setembro de 2011, que circulou pelas redes sociais.

Na sua opinião, por que o ensino de Sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira? Para ajudar em sua resposta, recomendo a leitura do texto de Zigmunt Bauman, “Tarefa da Sociologia”, da p. 10 do Livro Didático.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em ATIVIDADE, BENTÃO 1 com as etiquetas . ligação permanente.

78 respostas a B1, AT1 – O ensino de Sociologia incomoda?

  1. Luana Castro, nº 25 1º B diz:

    Na medida em que as pessoas vão em busca de conhecimento, em busca da verdade, isso pode fazer com que se sintam ameaçadas de alguma forma… O estudo da sociedade (Sociologia) e a busca da verdade (Filosofia) pode mostrar outro ponto de vista sobre o mundo às pessoas, e com isso, nossos superiores podem serem prejudicados. Aliás, todos nós sabemos que é muito mais fácil governar uma sociedade onde o conhecimento, interesse e curiosidade é nulo, do que governar uma sociedade onde as pessoas têm sede de saber, onde querem saber o que acontece com nosso dinheiro, o que os nossos governantes fazem ou deixam de fazer em prol e contra o nosso país. Acredito que a ‘abrir a mente’ da sociedade pode fazer com que, na visão dos nossos governantes, possamos descobrir o que tem por trás da política, a falta de ética, etc, o que faz com que a Sociologia e a Filosofia incomodem tanto, e assim, a polêmica sobre esse assunto aumente cada vez mais!

  2. Beatriz Cardoso n° 03 1°B diz:

    a sociologia incomoda alguns setores da sociedade porque mostra a sociedade uma outra maneira de ver as coisas, com outro ponto de vista e não o mostrado pela mídia,as pessoas se tornam muito mais criticas. Fazendo com que politicos e pessoas de classe alta se sintam incomodados, pois, pensando desse modo a sociedade cada vez mais participa da politica por exemplo, e nem sempre isso seria bom para os policos, pois afeta o que poderia ser bom para eles.

  3. Anónimo diz:

    Ingrid Novachi n°17 1º A Bentão

    Eu acho que o estudo da Sociologia incomoda muitas pessoas pelo simples fato de nos ensinar e pensar de outro modo, a ter pensamentos lógicos, aprender a ver o mundo com outros olhos e isso incomoda muitas pessoas por acreditarem antes de estar nos fazendo de “idiotas” principalmente políticos e com a Sociologia aprendemos a pensar e tomarmos as nossas decisões através da lógica.

  4. Estevão - nº 07 - 1º B diz:

    A Sociologia traz sabedoria à sociedade. E certos indivíduos querem impedir que isso aconteça em favor de seus próprios interesses.

  5. Ana Luiza Sturiao Vieira Santana Nº1 1ºB Bentão diz:

    O ensino da sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade pois mostra as pessoas uma nova maneira de enxergar os assuntos do seu país, e com mais conhecimento (além daquele mostrado pela mídia) e a par de tudo o que acontece no país essas pessoas acabam se tornando muito mais criticas em relação ao governo por exemplo, fazendo com que politicos e pessoas de classe alta fiquem extremamente incomodados, pois assim a sociedade quer cada vez mais participar e dar sua opinião, muitas vezes afetando o que seria bom e o que traria lucro aos políticos e as pessoas de classe alta.

  6. Mateus De Mattos Rodrgues- Nº29 1ºB diz:

    De fato, a sociologia incomoda, pois ela tende a mostrar a realidade que tenta ser ocultada, com isso algumas vezes é ”tirada” na grade de aulas do ensino médio, a sociologia tenta mostrar a verdade e deixar as pessoas ”ligadas” nos mais determinados assuntos, assim formando pessoas com uma visão mais critica.

  7. Letícia Peixoto Nº24 1ºB; Bentão diz:

    Eu acredito que a sociologia incomoda muitas pessoas pelo fato de ensinar aos jovens maneiras diferentes de pensar em relação a sociedade, e mostra maneiras diferentes de se questionar sobre assuntos variados. Assuntos que muitas vezes as mídias e a política escondem da população.

  8. Carlos Eduardo Richena de Lima - nº 7 - 1º A,Bentão diz:

    A Sociologia de certa forma incomoda as pessoas, pelo simples fato de quererem omitir a verdade. O que a Sociologia faz, é mostrar essa verdade oculta, e ainda faz com que as pessoas aprendam a ter um raciocínio lógico, que por sua vez naturalmente mostra a verdade oculta, que tantos querem omitir.
    Mas as pessoas preferem ser ignorantes do que se dar ao esforço de querer aprender uma de várias lições que temos na vida.

  9. Natália dos Santos Pereira nº27 1ºA-Bentão diz:

    O ensino de Sociologia incomoda alguns setores da sociedade brasileira pelo fato de fazer as pessoas pensarem sobre a realidade do nosso país.Essas pessoas formam opiniões críticas e procuram lutar por seus direitos.Ao contrário do que os políticos querem, cidadãos sem opinião para serem manipulados facilmente.

  10. Natália dos Santos Pereira nº27 1ºA-Bentão diz:

    O estudo de Sociologia incomoda alguns setores da sociedade brasileira pelo fato de fazer as pessoas enxergarem a realidade do nosso país.Essas pessoas formam opiniões críticas e com isso procuram lutar por seus direitos.E na verdade o que os politicos querem é cidadãos sem opinião para que possam ser manipulados.

  11. Leticia Damiani Guimarães Mendes nº22 1ºA (Bentão) diz:

    O estudo da sociologia e da filosofia nos ‘obriga’ de certa forma a pensarmos,o que,principalmente o povo brasileiro,está meio desacostumado.Assim que passamos a estudar a sociedade que vivemos e nos aprofundamos em assuntos políticos,nós desenvolvemos nossa opinião sobre como a sociedade é,e como devemos reagir e como deveríamos viver.Nisso,ao que passamos a ter uma opinião própria,montamos uma verdadeira “arma” contra aqueles que antes nos dominavam graças a nossa,agora antiga,ignorância.Agora que estamos abrindo nossos olhos para poder ver a verdade por detrás dos sorrisos e promessas,os que são corruptos e estão no poder,começam a nos temer,por que agora podemos,iremos e devemos lutar pelo que é nosso por direito,lutando por uma sociedade melhor e justa.

  12. Gustavo Trindade Mendes, Nº16, 1ºA diz:

    Pois o maior objetivo da sociologia é estudar a sociedade e compreende-la, formando o nosso próprio pensamento, e incomoda os políticos porque nós já possuindo os nossos próprios pensamentos, já podemos saber o que eles podem e não podem fazer na politica, a nossa parte como cidadão, a formação de leis, etc; incomodando também outros setores da sociedade.

  13. Pedro Gustavo Hanahusa n°29 serie: 1° ano A diz:

    No meu ponto de vista a sociologia incomoda os políticos do nosso país, pois eles não querem que o povo brasileiro seja capaz de ter argumentos para debatê – los na questões de novas leis, declarações e uma forma inteligente de protestar. A sociologia nos dar uma base de uma boa argumentação e nos proporciona capacidade de aprofundar algumas situações em que a sociedade brasileira vive como o aumento dos salários dos vereadores, a usina de belo monte, o aumento do preço dos ônibus precisamos saber porque esta ocorrendo tudo isso antes de fazer algum protesto, ai podemos chamar de protesto inteligente o motivo de tudo isso. O que incomodaria mais os polióticos é se a sociologia ajuda-se mais agente na questões de criar novas leis onde o cidadão brasileiro tem esse poder um número de x de pessoas reunidas poderia criar novas leis para serem aprovadas que pena que a maioria da agente não tem noção disso, mais enfim é isso.

  14. Larissa Martins de Oliveira Nº21 1ºB diz:

    A Sociologia traz tanto incomodo a muitos setores da sociedade brasileira pois ela leva as pessoas a realidade do mundo atual, desperta interesse nas pessoas em saber o que está realmente acontecendo…E o governo, por exemplo, não quer que as pessoas se interessem por toda essa realidade, pois é uma realidade que afeta o governo, porque é ruim, e faz população querer discordar; discutir e querer mudar isso, o que causa um conflito entre a sociedade e o governo. Assim a Sociologia influência as pessoas a querem dar opiniões, discutirem e mudar seus pensamentos, por isso ela traz tanto incomodo a setores da sociedade.

  15. Anónimo diz:

    Nome: Isadora Clude Vasconcelos , Nº: 19 , 1ºB.
    Na minha opinião incomoda sim a sociedade, pois faz com que as pessoas expressem suas opiniões e demonstrem suas vontades. Por que faz com que as pessoas tenham uma visão diferente dá que algumas partes da sociedade impõem a todos.

  16. Isabela Ferreira Sastre - nº 18 - 1º B diz:

    Para mim o estudo da sociologia incomoda certas camadas da sociedade, porque nos faz ver certas coisas que fazem parte da nossa realidade. Coisas que a mídia e a política, por exemplo, preferem que continuem na penumbra para a maioria da população.
    Acho que nessa questão o período da ditadura serve como exemplo. Os militares mantiveram o poder absoluto censurando a verdade e deixando a população na ignorância. Isso mostra que a informação e o conhecimento abrem um leque para interpretações diferentes.
    O estudo da sociologia e da filosofia está sendo obrigatório para o Ensino Médio, ou seja, jovens. Não me admira que algumas camadas estejam incomodadas. Possibilitar uma geração que tem a vida inteira pela frente de pensar, refletir e questionar, deve ser um grande motivo de preocupação, sem contar os diversos recursos disponíveis para difundir suas ideias.

  17. Julia Brandão Nunes- n°20- 1°B diz:

    Na minha opinião, a sociologia incomoda, pois, alguns grupos de individuos podem tentar “esconder” certas assuntos polemicos. Através do estudo da sociologia, o cidadão começa a formar opiniões e pensamentos proprios sobre certos assuntos, como nas currupções que envolvem os políticos do Brasil. A sociologia informa o que acontece de verdade e é uma forma do ser humano se expressar.

  18. Pollyaan Lançoni da Silva- Nº 30 1ºB diz:

    Isso ocorre porque a sociologia nos faz pensar,refletir e questionar sobre assuntos que são ocultados, por exemplo a corrupção dos políticos do Brasil. A sociologia quer mudar isso, mas as grandes autoridades não querem que nós descubramos algo, e então interfere na mídia (que é tudo controlado por eles). Eles querem mostrar o contrário se passando por pessoas boas, por isso que devemos sempre questionar e procurar saber mais, e não fingir que nao está acontecendo nada.

  19. Caio César Canavês da Silva nº05 1ºA diz:

    A sociologia não é bem vista ou aceita por determinados indivíduos ou grupo, pois esta nos incentiva a termos um pensamento mais autônomo, o que acaba por revelar aspectos da sociedade que tais indivíduos ou grupos se empenham em ocultar.

  20. Maria Luiza Lisbôa nº28 - 1ºB diz:

    Na minha opinião o estudo de sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira porque ela faz com que as pessoas vejam a sociedade de outra forma, fora da alienação que nos é dada pela mídia hoje em dia. Ele faz com que comecemos a pensar por nós mesmos, a questionar os fatos e a perceber coisas que certas pessoas querem ocultar da sociedade.
    Como vemos no artigo da revista Veja, a sociologia é vista como pregadora do idealismo esquerdista, que vai contra muitos dos interesses econômicos de grandes empresas e até do governo, e é visto como grande absurdo pela revista, o que reafirma o porquê do incomodo tão grande.

  21. Giuliana Régia Pineda Peres - Nº 13 - 1ºB diz:

    A sociologia esclarece vários acontecimentos e ideias que o governo e grandes instituições queriam ocultar da população. Além disso, a sociologia ajuda a desenvolver um senso crítico no cidadão, logo, este passa a questionar e julgar as ações dos órgãos públicos e etc, causando transtornos àqueles que antes apenas omitiam os fatos. Isso incomoda quem “precisava esconder” as coisas que fazia e a grande massa não ficava sabendo de nada, então, eles não precisavam se preocupar com o pensamento contrário do povo.

  22. Anónimo diz:

    Gustavo Rovigatti de Oliveira – N° 14 – 1°B

    O estudo da sociologia incomoda sim, pois a sociologia junto com a filosofia, de certa forma, muda o modo em que as pessoas pensam, e isso afeta diretamente nos atos com relação a politica. Logo, a sociologia, é uma matéria que fica entrando e saindo das grades escolares, pois a cada momento, o governo esta de um jeito, hora seguro, e hora inseguro, de acordo com os pensamentos da população.

  23. Flávio Menezes - Nº 09 - 1ºB diz:

    o sistema aqui no brasil é um dos que têm mais tendencias à corrupção, portanto, aplicando o ensino de sociologia que no caso, vai mostrar como se comporta uma sociedade em geral… vão começar a preocupar as pessoas que digamos… jogam sujo e cobrem tudo com pó de ouro no governo.
    ensinar sobre a cultura e caractersticas da sociedade em que vivemos, além de ser uma lei, também ajuda muito nos casos de entendimento de algumas leis e aplicações que são dadas aos cidadãos.

  24. Flávio Menezes - Nº 09 - 1ºB diz:

    o sistema aqui no brasil funciona de tal maneira que, o quanto máximo ele puder esconder da sociedade, mais ele fará isso… porém, quando individuos do governo declaram uma lei como essa, batem de frente com o sistema e com isso, altera as estruturas da sociedade, já que filosofia é uma matéria que prega em ensinar o aluno a conviver, entender e querer saber mais sobre o mundo e com isso, claramente, sabem mais sobre os “podres” desse mundo.
    no brasil por exemplo… que é um dos países com maior índice à corrupção, se tiver um ensino forte de sociologia,com certeza, todas essas pessoas que andam por aii, jogando sujo e cobrindo com pó de ouro vão começar a cair… por isso eu penso, ensinando o funcionamento do país ao seu habitante, ninguém pode ser enganado.

  25. Gabriel - Nº:10 - 1ºB /BENTÃO diz:

    Como a função da sociologia é formar individuos com um pesamento próprio, fica mais difícil do governo esconder algo da população, e como algumas pessoas que estão na política fazem coisas absurdas, depois tentam voltar atrás e esconder o que realmente fizeram, e se a população não tem conhecimento nenhum sobre esses assuntos políticos, ou não tem nenhum interesse, vão acabar acreditando nisso e deixar tudo como está.

  26. Rafael Augusto de Andrade nº31 Série: 1ºA do EM diz:

    Depende do ponto de vista em que enxergamos, aos olhos das autoridades, não é muito bom a sociologia como disciplina, pois ela abre a mente das pessoas para formar opiniões críticas sobre determinados assuntos, como por exemplo, entender “interesses” dos superiores sobre nós.
    A sociologia é o estudo da sociedade e grupos sociais, ou seja, ela nos permite analisar o modo de vivência de outras pessoas, (independente de suas classes sociais). Esse fato com certeza incomoda alguns, porque, como já foi dito, pode-se descobrir coisas que alguns desejariam não que não fossem descobertas. Alguns países como o Irã, relatam que sua privacidade é afetada por estudos sobre seu território e ideais. Mas para esses que se sentem incomodados com análises sobre vós, eu vos digo: “Quem não deve, não teme!”

  27. Daiane Manchine - Nº08 Série: 1°A do EM diz:

    Incomoda em alguns setores pelo fato de a sociologia influenciar as pessoas diretamente em seu modo de pensar, e em como ser independente. Porém não concordo com a revista pelo fato dela achar que a sociologia é menos importante que as outras disciplinas, porque a sociologia como todas as outras matérias também nos mostra a importância dela na nossa sociedade nos dia de hoje.

  28. Rafael Rizzato, nº 32, 1ºA, Bentão diz:

    Porque estudar sociologia é uma forma de entender as relações entre as pessoas e as razões que os levam aos conflitos dentro da sociedade, e dar a cada um, um ponto de vista para se basear, e alguns setores da sociedade nao conseguem ver outro ponto de vista, que nao seje os deles mesmo.

  29. Gabriela do N. Lima nº11 1ºA Bentão diz:

    Bem incomoda um pouco sim,pois a sociologia acaba mostrando a realidade da sociedade.
    O “povo” muitas vezes não quer enxerga mais a sociologia acaba mostrando o que realmente acontece com essa sociedade.Por isso a sociologia é importante pois nos mostra como é o comportamento humano.

  30. Fernanda Rosa. diz:

    Fernanda Stevani Rosa. – N° 08 – 1°B (Bentão)

    Incomoda pelo simples fato de ampliar o conhecimento das pessoas sobre a sociedade, e fazer com que tenhamos opnioes proprias, impedindo as fortes influencias daqueles os quais tenham algo a esconder.

  31. Anónimo diz:

    Gustavo Siviero – Nº15 – 1ºB

    O estudo da Sociologia incomoda, pois abre uma discussão sobre os verdadeiros aspectos da vida em que vivemos e as pessoas não admitem isso.

  32. Beatriz D. Lopes , nº2 , 1ºA Bentão diz:

    Incomoda com certeza, pelo fato da Sociologia criar críticos capazes de defender seus direitos.E a política, “espertinha” , quanto menos pessoas contra ela, melhor.No entanto, que priorizam o Português e a Matemática, e reclamam da Sociologia que desenvolve a crítica.A SOCIOLOGIA NÃO É MENOS IMPORTANTE !

  33. Smaida Giacomello Nº 34 1ºA diz:

    O ensino da Sociologia incomoda um pouco sim, pelo fato de que as pessoas só sabem criticar e ver oque elas querem ver, isso acaba prejudicando o nosso próximo, pois muitas vezes as pessoas entram em um debate sobre tal assunto e encerra onde ninguém concorda com ninguém! E por outro lado é um pouco bom, pois através desses debates, descobrimos outras formas de ver o mundo, ou seja, entendemos como as outras pessoas veem esse mundo!

  34. Gabriele Aline Pereira, nº13, 1ºA , (Bentão) diz:

    Bom, a maneira que encontramos hoje, não chega a ser um incomodo para aqueles que estam aprendendo a digerir de maneira crítica as informações do dia-dia, com base da Sociologia. Porém, para aqueles que querem manipular ou esconder algo, incomoda de tal maneira. Afinal, a Sociologia, nos ensina relacionar de maneira critica as informações que estamos recebendo, e assim poderemos descobrir mais fácil, o que aquela pessoa planeja realmente, fazendo assim com que algo seja descoberto. Então na realidade, a Sociologia está divida entre aqueles que não se incomodam, afinal será melhor para nós mesmos, e entre aqueles que se incomodam pois será o pior para eles.

  35. Júlia Schmidt Souto 1ºA nº19 Bentão diz:

    A sociologia torna a sociedade crítica, faz ela lutar pelos seus direitos e suas opiniões próprias. Isso incomoda alguns setores da sociedade, principalmente o que engana e “rouba”.
    O Governo de hoje é muito corrupto e não quer as pessoas se preocupando com isso, então não gostam do ensino da sociologia que irá tirar seu conforto.

  36. Thaís Barros, nº 34, 1ºB diz:

    O estudo de sociologia incomoda tanto pois revela a população atos que o governo tenta esconder e sendo assim, “influencia” as pessoas a se tornarem mais críticas em relação ao que aconteceu e tem acontecido no governo e na sociedade em que vive, e isso faz com que as autoridades se sintam ameaçadas.

  37. Natália Silvino, n°28, 1°A, Bentão diz:

    O estudo de sociologia leva o individuo a pensar por si próprio, ou seja, ter opinião própria e que sejam independentes, a sociedade atual não é a favor da sociologia pois querem vetar as informações, para que as pessoas não seja informados de assuntos que se soltos na mídia gerariam uma certa polemica, e as tornariam mais criticas e independentes com as coisas que vem acontecendo atualmente.

  38. Anónimo diz:

    Gabriela Priscila Carpino A. Batista, Nº12, 1ºB, Bentão
    Porque desperta uma consciência social que incomoda as classes dominantes, que ao longo da história, sempre se beneficiaram com a alienação (ignorância) coletiva, por isso os poderosos continuam dominando, enquanto a imensa maioria se contenta com o “pão e o circo”.

  39. Siliane L. L. Nogueira diz:

    Opino que, tais setores incomodados sintam-se receosos pelo o que poderá se tornar a visão crítica dos novos cidadãos (formadores de valores filosóficos e sociológicos), porém, apenas as visões as quais tenderão à superioridade, uma vez que visões poderão se avantajar, exceder e causar notável impacto negativo para os julgadores adeptos da não-sociologia.

  40. Anónimo diz:

    LEOMARK MATOS FARIAS n°23 BENTÃO 1° B

    Na sociedade em que vivemos, temos cada vez mais deparando com situaçoes desconsertante em que a “minoria” da sociedade tem manipulado as classe subaltenas ”os trabalhadores” baseando-se na falta de conhocimento das pessoas e com isso tendo exeto em suas ideis e atos errados.E como a sociologia é uma materia que estuda a sociedade e é responsavel por alertar informar os individuos que a quem é insinado,mostrando essas (tramas) em que quem perde é a classe trabalhadores gerando assim movimentos contra essas atitudes erradas. E é quando a sociedade se mostra conhecida dessas atitudes que incomoda os manipuladores dificultando essas atitudes eradas.

  41. Anónimo diz:

    Gabriela dos Santos Fernandes nº10 1ªA – Bentão

    Com base no texto, acho que a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia nas escolas deva incomodar, e muito, os governantes e político do Brasil. Porque o objetivo da matéria é dar condições ao povo de analisar e ver o que pode está certo ou errado é ter sua própria opinião no assunto, não sendo induzido por terceiros. Sem esse conhecimento ficará fácil para as autoridades manipular o pensamento do povo, fazer noticiários falsos, fazer promessas que nunca serão cumpridas.

  42. Anna Laura Ragazzi 1ºA nº1 diz:

    Na minha opinião , a sociologia e a filosofia são matérias importantes , como matemática , ciências , português , entre outras .Elas nos preparam para o mundo lá fora , ajuda a abrir a nossa mente , ver o mundo e as pessoas de outra maneira , nos mostram coisas do cotidiano . Mas algumas pessoas acabam se incomodando com isso , por ter vários debates sobre as “realidades” da sociedade brasileira , entre outras coisas…E como desculpa eles falam que acham que são matérias de “baixo nível de conteúdo”.

  43. Guilherme Caus, nº 14, 1ºA - Bentão diz:

    O estudo da sociologia torna pessoas independentes, e começam a pensar por si próprias. E a partir do momento que uma pessoa começa a questionar assuntos como politica etc. Os politicos começam a perder suas “marionetes” que eram a população, que agora, bem estruturadas mentalmente, e com opnião propria, podem questionar e ir atrás de seus direitos para punir essas pessoas.
    Logo o estudo dessa ciencia é muito importante para formamos num futuro, otimas pessoas, e eleitores inteligentes.

  44. Caio Henrique de Melo Mariano, nº6,1º A , Bentão diz:

    A Sociologia incomoda tanto a sociedade pois ela transmite novas informações e faz com que de certa forma a sociedade passe a ver a realidade e ter sua própria visão e conclusão de algo , saindo do mundo fantasiado pelas diversas mídias e informações falsas.

  45. Lucas Beijinho N°23 Serie:1°A diz:

    A sociologia passa para as pessoas novos pensamentos sobre a sociedade, ou seja, ela da novos argumentos para serem repensados e debatidos, em relação a mídia em geral.
    Com isso eles se sentem ameaçados com o que a sociologia transmite.

  46. Anónimo diz:

    Nome: Lucas Beijinho N°23 Serie:1°A
    A sociologia passa para as pessoas novos pensamentos sobre a sociedade, ou seja, ela da novos argumentos para serem repensados e debatidos, em relação a mídia em geral.
    Com isso eles se sentem ameaçados com o que a sociologia transmite.

  47. Anónimo diz:

    A sociologia passa para as pessoas novos pensamentos sobre a sociedade, ou seja, ela da novos argumentos para serem repensados e debatidos, em relação a mídia em geral.
    Com isso eles se sentem ameaçados com o que a sociologia transmite.

  48. Mariana Mourão, Nº25, 1ºA diz:

    Acredito que o estudo sobre Sociologia e Filosofia incomodam tanto, pois tornam as pessoas independentes… Com o conhecimento, a sociedade começa a lutar por leis, e seus direitos, o que de fato não agrada as ”autoridades”.
    É necessário o estudo dessas matérias! Pois são elas que fluem o conhecimento dos alunos, para que em um futuro sejam tratados com dignidade nessa país.

  49. Sara H. Recco Alves; nº 33 1º B BENTÃO diz:

    No mundo em que vivemos, acho nessessário que todo mundo deva, sim, ter o direito de receber tais informações ensinadas na Sociologia. Para poder entender melhor alguns lados dessa sociedade. Para poder ter uma opinião e poder defender seu ponto de vista. Algumas pessoas só se incomodam por saberem que serão espostas, que, como disse Pierre Bourdieu, coisas que ninguém sabe serão reveladas. E por isso, o verdadeiro absurdo é a matemática e o português serem mais valoriados do que sociologia, ou qualquer outra diciplina. Sabendo ou não a escrever ou fazer contas, você faz parte da sociedade e tem o direito dessa sabedoria.

  50. Leonardo Rodrigo Dourado n° 21, 1°A Bentão diz:

    Bom, eles reclamam do estudo de Sociologia e Filosofia pois estas matérias fazem com que os alunos questionem e debatam sobre assunto assim criando certa “coragem” para questionar leis, direitos e deveres e assim tomarem rédia do pais, pois se o povo conhece oque deve ser feito e tem “coragem” de dirigir a palavra a alguma autoridade do “estado maior”, os mesmo já não podem mais fazer tudo “escondido”. Resumindo Sociologia e Filosofia fazem o aluno questionar e debater, coisa que a população não faz e por isso as leis não se cumprem, porque não temos a “coragem” de procurar saber o potencial e o poder que temos perante a republica.

  51. Sara H. R. Alves nº33 1ºB BENTÃO diz:

    No mundo em que vivemos, acho nessessário que todo mundo deva, sim, ter o direito de receber tais informações ensinadas na Sociologia. Para poder entender melhor alguns lados dessa sociedade. Para poder ter uma opinião e poder defender seu ponto de vista. Algumas pessoas se incomodam por saberem que a Sociologia conta coisas que ninguém sabe, como disse Pierre Bourdieu. Por isso, o verdadeiro absurdo é a matemática e o português serem mais valoriados do que Sociologia, ou qualquer outra diciplina. Sabendo ou não a escrever ou fazer contas, você faz parte da sociedade e tem o direito dessa sabedoria.

  52. Beatriz Ricci Faria - nº3 - 1º A - Bentão diz:

    A sociologia auxilia as pessoas a ter opinião formada dentre a sociedade, geralmente informando sobre a politica, que é onde ocorre tanta discussão em questão da sociologia nas escolas.
    Se uma pessoa tem uma opinião bem estruturada e consistente saberá escolher seus representantes com precisão, o que a maioria dos políticos, obviamente, não querem que aconteça pois podem claramente perder cargos importantes. Para que possamos formar e manter essa opinião é preciso conhecer não só a história politica como a de alguns políticos, e é aí que a sociologia torna-se importante nas escolas, quando estamos “aprendendo” a formar idéias, e assim mudar o pais, do que era antes de termos informações, e fazê-lo um lugar mais justo.

  53. Ana Paula Agnelo de Oliveira N°02 1°B diz:

    A sociologia incomoda tanto porque ela “abre a mente “das pessoas ,faz com que elas tenham conciencia de coisas que antes passavam despercebidas por muitos .Os políticos por exemplo não querem que o povo saiba de certas coisas , eles querem criar uma nação de pessoas ignorantes para poder induzi -las a fazerem o que eles querem ,a acreditar no que eles acham que o povo deve acreditar ,para que o povo não fique contra eles e possam fazer tudo de errado sem que ninguem reclame .

  54. LUIS PEDRO,nº27,1ºB,BENTÃO diz:

    A sociologia tira a fenda dos nossos olhos,nos ajuda a desenvolver um pensamento critico sobre a sociedade em que vivemos,sem o qual a humanidade ”voltaria a Idade Media”,em que os que estão no topo da hierarquia ditam as regras segundo seu bel prazer manipulando multidões desinformadas.E é justamente esses poucos que retem o poder que ficam insatisfeitos com a possibilidade de gerações futuras terem um conhecimento além da matematica e português,deixando assim de serem ”maquinas” que constroem e recontroem o que depois vai se desmanchar no ar.

  55. Anónimo diz:

    GUSTAVO TORRES GONÇALVES 1ºB Nº 16

    O estudo de sociologia incomoda tanto alguns setores pois, além de diserem que é desnecessário comparando com outras ciências “mais importantes”, também alegam que é uma matéria que só serve para aumentar o “esquerdismo” nas escolas, não pensando no desenvolvimento do aluno como independente, em relação a pensamentos políticos.

  56. Diana Morais de Miranda Nº 05 1º B diz:

    Acho que imcomoda tanto pelo fato da sociologia ser uma disciplina que proporciona a alfabetização política e por mostrar os problemas que existem na sociedade (muitas vezes em relação ao governo) e as soluções para os mesmos, o que faz as pessoas com autoridade, governantes, por exemplo, se sentirem de certa forma ameaçados, já que o povo tem poder.

  57. Pedro Serafim de Souza, nº30 , 1º A - Bentão diz:

    Na sua opinião, por que o ensino de Sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira?

    Na minha opinião, o ensino de sociologia incomoda alguns setores da sociedade porque, como diz o texto de Bourdieu “uma das preocupações da Sociologia é formar indivíduos autônomos, capazes de analisar o noticiário, as novelas, a televisão, os programas do dia a dia e as entrevistas das autoridades, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos e que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertencem”.
    Fazendo assim que os cidadãos não sejam facilmente manipulados pelos setores que comandam os meios midiáticos.

  58. Rafael Donizete Pereira 1ºB Nº31 diz:

    Sem dúvida, sim. Se não incomodasse não seria “retirada” várias vezes da grade curricular do ensino médio. Mas, na minha opinião, acho que isso está um pouco melhor em relação ao passado parcialmente sombrio da sociologia. Percebe-se a intenção social em valores democráticos (uma visão genérica). Infelizmente tudo isso não esconde a verdade: Essa disciplina é muito criticada negativamente em nossa sociedade emergente por várias classes-sociais e políticas…

  59. Juliana Colleto, nº 20, 1ºA, BENTÃO diz:

    A sociologia forma indivíduos capazes de terem uma opinião própria, que muitas vezes leva a enxergar a falsidade que o mundo contemporâneo traz. O governo nos quer ignorantes para que não saibamos de suas mentiras e atos corruptos, pois um povo sem opinião é um povo sem poder. Está ai o motivo pelo qual a área da sociologia e filosofia nas escolas incomoda tanto, o governo não precisa de mais um jovem revolucionário com opiniões contrárias, e já formadas a seu respeito, o governo precisa de ignorantes, pois é fácil governar um povo que não tem opinião.

  60. Anónimo diz:

    Vitória Panutto Merlim n°35 1°A Bentão
    A sociologia nos mostra tudo o que acontece na sociedade, seja ela boa ou ruim. Portanto, o governo se sente pressionado a mudar, porém acabam falando absurdos para que a matéria seja excluída da grade escolar.

  61. Gabriel nº 11 ; Renan nº 21 3ºF diz:

    A sociologia como a filosofia, nos instrui a formar conceitos que nos tornam críticos, em outras palavras, auxiliam as pessoas a ter opinião formada, sobre algum assunto, um exemplo é a politica, a pessoa que tem uma ideia trabalhada escolherá bem seus representes, coisa que eles não querem que aconteça, para isso deve-se conhecer tanto o passado quanto o presente de fatos que aconteceram e marcaram a historia, para que assim não se repita os erros da humanidade.

    Gabriel n°11; Renan n°21; 3°F

  62. Letícia Gabrielle Presoto,18 / Mariana Martins Rosário, 24 - 3ºC, Bentão diz:

    Alguns setores brasileiros preferem que o povo não conheça totalmente a realidade em que vivem, pois na maioria das vezes, economicamente falando, eles têm um interesse na ignorância do povo.
    A sociologia é uma matéria que desenvolve o senso crítico das pessoas, fazendo-as pensar. Isso é o que mais encomoda os setores que tentam manipular a opinião das pessoas, pois uma vez que elas pensam, elas irão reivindicar os seus direitos e perceber que estão sendo além de manipuladas, muitas vezes enganadas.

  63. Ana Caroliny , n°2 Maria Clara , n°28 1°C, BENTÂO diz:

    O governo não quer que, a sociedade fique consiente do que esta acontecendo.
    A sociedade tem direitos de saber o que acontecendo, para que não nos voltemos contra o que achamos errado, eles não querem que tenha o ensino da sociologia.

  64. Thatiany e Isabela; 35 e 14; 1ºC; BENTÃO diz:

    Alguns setores, como o da política, se incomodam com o estudo de Sociologia por conta de sabermos sobre fatos que ocorrem, mas que eles querem que sejam ocultados, para não questionarmos as suas decisões, e assim ficarmos ignorantes sobre o aspecto POLÍTICO.

  65. Giovana nº11, Matheus nº32 - 1 C - Bentao diz:

    Como a sociologia tem como objetivo trazer o conhecimento da sociedade, isso encomoda algums setores, como o político, pois com isso as coisas que eles tanto querem ocultar, chegam ao conhecimento e tudo é esclarecido a sociedade.

  66. Pedro, N°33, 1°C, Bentão. Bruno,N°5,1°C,Bentão. diz:

    Porque a sociologia mostra mais a realidade em geral,isto é, no ato de mostrar a verdadeira intenção da população como ganancia, roubalheira,falso caráter ser antiético.Nosso mundo poderia ser melhor se cada pessoa tivesse uma parte de sociologia dentro de si.

  67. Geovanna Bragante nº 10 e Jane Crismila nº16 Serie: 1º C, Bentão diz:

    O estudo da sociologia incomoda muitos grupos, principalmente os políticos pelo simples fato de abordar assuntos que na maioria das vezes os incomoda, por mostrar uma verdade que eles não querem que seja revelado para a população, pois isso faz com que atrapalhe suas ideias de manipular a sociedade, e com o estudo da sociologia as pessoas tem uma noção, e não se deixam manipular tão facilmente.

  68. Lucas Trino - Guilherme Nº 24 - Nº 12 1º C Bentão diz:

    Tanto a Filosofia quanto Sosiologia criam opinioes, elas formam um senso critico apurado, coisa que os Brasileiros e a midia não estão acustumados. Quanto mais leigo e ignorante a pessoa mais facil é de influenciala a aderir opinioes alheias. Não existe “jornalismo” imparcial, jornais, revistas imponhem ideias para que o leitor ou o telespectador assumam essas ideias e dancem conforme a favoreçam!

  69. Amanda Rodrigues nº01 1ºC / Daniele Rodrigues nº06 1ºC - BENTÃO diz:

    Pois o estudo da Sociologia releva os verdadeiros aspectos da sociedade em que vivemos; ela nos mostra oque alguns dos setores da ‘sociedade’ estão escondendo; mostrando assim a verdadeira situação atual… podendo realizar criticas que se transformam em greves/protestos ao assunto criticado.
    O.B.S : A sociedade tenta omitir a sociologia nas escolas, eles tentam priorizar outras matérias; para que não seja desenvolvidos ‘os pensadores’ independentes, pois eles podem ter um conhecimento mais preciso da situação.

  70. Flávia e Isabela Jardim, 09 e 13, 1°C, Bentão diz:

    As aulas de sociologia mostram para o povo brasileiro como é de verdade o Brasil, e os políticos corruptos não gostam porque as pessoas vêem o que eles realmente fazem na polítca , e acabariam se revoltando contra eles, e iriam querem tirar eles do poder.

  71. Fábio Scolfaro Nº7 e Mateus Henrique Nº31 1ºC BENTÃO diz:

    A Sociologia incomoda tanto setores da sociedade brasileira por que revela fatos da sociedade que alguns indivíduos não querem que sejam expostos.Na matéria da revista VEJA,vimos que a Sociologia esta sendo jogada pra esquerda, dizem que o ensino brasileiro esta ruim e querem suspender as matérias Sociologia e Filosofia e querem valorizar mais Português e Matemática.

  72. Júlia n 18, Juliana n 19, Lydiane n 27. 1ºC Bentao diz:

    A sociologia incomoda pois é contra vários setores da sociedade brasileira, como a política, a educação e a segurança, já que muitas coisas que eles tentam ocultar, são abertos ao povo. Como diz o nome, apoia a sociedade entrando em conflito com tais grupos. Julga muitos fatos e com isso faz com que cada individuo tenha sua opinião própria.

  73. João Gabriel Martins Souza nº17/ Thayná Soares Silva nº36 1ºC BENTÃO diz:

    Porque a sociedade brasileira oculta certos assuntos pessoais de um modo que elas se auto-excluem da sociedade e não querem voltar a participar dela. A mídia é uma forma de sociologia que as pessoas interagem e se socializam sem perceber.

  74. Renato Natal n° 34, 1º C, Bentão, Izadora Gonzalez nº 15, Bentão diz:

    Pois o estudo da sociologia “abre a mente” das pessoas com relação a questões que a mídia muitas vezes tenta esconder. Ela desperta o senso crítico do cidadão, tendo opinião própria e assim nao ser influenciado facilmento, que é o que o sistema quer.

  75. Fernanda Gimenes, nº08, 1ºC, Bentão / Mariana Pinheiro N°30 1°c Bentão diz:

    Porque a Sociologia “desmascara” alguns aspectos da sociedade que alguns grupos tentam esconder, e assim faz com que as pessoas mudem suas opiniões sobre as coisas, e que consigam pensar independentemente.

    • Gabriela Carvalho da Cruz - N° 11 - 1°B diz:

      A Sociologia mosta á sociedade o que alguns individuos querem ocultar , fazendo com que essas pessoas mudem suas idéias e opiniões sobre certos assuntos. É por isso que o estudo da Sociologia incomoda tanto.

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s