ET, AT1 – O ensino de Sociologia incomoda?

Por Ricardo Festi

Esta atividade se refere ao debate sobre a obrigatoriedade do ensino de Sociologia nas escolas, aprovado em 2006. Leia o trecho abaixo extraído do nosso livro didático e analise o discurso da revista Veja. Em seguida, comente a questão:

Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês contemporâneo, a Sociologia, quando se coloca numa posição crítica, incomoda  muito, porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou grupos se empenham em ocultar. Se esses indivíduos e grupos procuram impedir que determinados atos e fenômenos sejam conhecidos do público, de alguma forma o esclarecimento de tais fatos pode perturbar seus interesses ou mesmo concepções, explicações e convicções.

Ora, uma das preocupações da Sociologia é justamente formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar o noticiário, as novelas, a televisão, os programas do dia a dia e as entrevistas das autoridades, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos, ou, ainda mais importante, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertencem. (TOMAZI, N. Sociologia para Ensino Médio, p. 7. 2007)

Imagem, extraída da revista Veja de setembro de 2011, que circulou pelas redes sociais.

Na sua opinião, por que o ensino de Sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira? Para ajudar em sua resposta, recomendo a leitura do texto de Zigmunt Bauman, “Tarefa da Sociologia”, da p. 10 do Livro Didático.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em ATIVIDADE, ETECAP, Introdução à sociologia com as etiquetas . ligação permanente.

115 respostas a ET, AT1 – O ensino de Sociologia incomoda?

  1. Bianca - N°44 2°A - ETECAP diz:

    Incomoda pelo simples fato de que alguns setores da sociedade,os que influenciam nosso país (elite) para ser mais específica,não querem seres pensantes, seres capazes de fazer críticas e capazes de se perguntarem o porque de tal coisa estar acontecendo. Eles querem pessoas estagnadas, alienadas com aquilo que foi imposto por eles.A sociologia abre muito a mente das pessoas,mostra outros pontos de vista, mostra como o mundo realmente é, e isso incomoda muito, principalmente os políticos que acabam tendo problemas pois a sociedade acaba os questionando.A sociologia é ,sim, necessária para a sociedade, pois só assim o mundo ainda poderá “ir pra frente” em meio a tanta corrupção.

  2. Gustavo M. Nº 12 2ºA diz:

    Na minha opinião o Ensino da Sociologia incomoda alguns setores, já que ela ensina o ser ( a pessoa) a pensar, a criar as próprias opiniões. Uma vez o ser pensante, a mídia ou as pessoas que querem “comandar” não conseguirão influenciar o ser pensante, assim não terão o que querem, poder. A reportagem da revista ” veja- não dá mais” coloca os ideias da revista que é um meio de mídia, e esses ideias seriam todos voltados ao favor dela e não da sociedade em sí.

  3. Matheus Saito nº 30 2ºA diz:

    Pois como explica no texto de Zigmunt, a sociologia revela a sociedade muitas verdades digamos “ocultas” que certas pessoas querem que continuem como está, mas o ensino de sociologia é muito importante para nós, alunos termos uma visão mais ampla sobre a sociedade em que vivemos em vez de viver em ignorância de conhecimento; nos tornando assim pessoas capazes de pensar de maneiras criticas e construtivas nos ajudando a termos opiniões próprias.

  4. Matheus Saito nº 30 2ºA diz:

    Na sua opinião, por que o ensino de Sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira?
    Pois como explica no texto de Zigmunt, a sociologia revela a sociedade muitas verdades digamos “ocultas” que certas pessoas querem que continuem como está, mas o ensino de sociologia é muito importante para nós, alunos termos uma visão mais ampla sobre a sociedade em que vivemos em vez de viver em ignorância de conhecimento; nos tornando assim pessoas capazes de pensar de maneiras criticas e construtivas nos ajudando a termos opiniões próprias.

  5. Matheus meneses Nº 29 e Clara bartholomeu diz:

    Concordamos com a opinião de Juliana e Maria Luiza do 2ºE, e observamos que também que a revista Veja espoe de maneira um tanto radical e agressiva, dizendo que “a sociologia só vai servir de meio para aumentar a pregação ideológica de esquerda”. A revista valoriza somente a formação de indivíduos altamente capacitados para exercer trabalhos nas grandes empresas, desvalorizando a formação ideologica necessária para cidadão interessados em outras áreas. Achamos que o investimento do governo deve ser igualmente distribuído entre as matérias, assim atendendo as necessidades e interesses de todos os alunos.

  6. Camila,Isabela,Guilherme/n°7,13,11/ 2°a / etecap diz:

    Na nossa opinião, a sociologia exprime um grande encômodo para o governo sim, pois nao se trata somente de mais uma matéria na grade escolar, mas sim de uma aprendizagem de como nós,adolescentes hoje, seremos cidadãos daqui a pouco tempo, tendo o dever de saber não só os fortes mas, também os pontos fracos da sociedade em que vivemos hoje.

  7. Letícia Bazilio, nº 21, 2º E. diz:

    É fato que hoje em dia muitas formas de comunicação ocultam lados que desagradam à sociedade, contornando os fatos, dando voltas e voltas até que não aja mais problemas relativamente destrutíveis prejudicando quem quer que estiveram, outrora, protegendo. Assim mesmo, é muito bom afirmar que, casa vez mais, as pessoas não estão se deixando levar pelos contornos e sim questionando. A sociologia ensina a questionar. E no mundo em que vivemos, questionar significa levantar dúvidas em outras pessoas, e em outras e mais algumas, ou seja, não é bom para os que tentam esconder as coisas embaixo do tapete. Por isso a sociologia incomoda. Porque levanta dúvidas.

  8. Mariane Espildora Santolaia nº26 1ºE diz:

    Bom, na minha opinião a sociologia incomoda a muitos setores da sociedade que são regidos pela mentira e corrupção, pois ela que é a responsável por nos deixar atualizados de todas as injustiças que acontecem no mundo. Pra mim a sociologia nada mais é que a pura verdade que vivemos no nosso dia a dia, e é através dela que temos a oportunidade de discutimos/debatermos sobre o que anda acontecendo no mundo,é por esse motivo que alguns setores da sociedade tentaram tirar essa matéria das escolas.

  9. Fabio, 41 , 2ºE ETECAP diz:

    Bem este nos artigo nos leva a pensar o que é sociologia? E isto nos leva a pensar se isto é realmente importante?Enfim chegando a pergunta “A sociologia incomoda?” Que me fez pensar será que a propria sociologia sempre demonstra os fatos com veracidade?
    Bem cheguei a conclusão que a sociologia pode incomodar muito sim, mas que isto irá depender de para quem este conhecimento será passado se para as massas ou para pessoas das classes mais ricas .E por quem ela será ensinada se por uma pessoa esquerdista ou por uma pessoa direitista ja que cada um tem uma ideologia diferente da do outro assim ensinando de metodo diferente.

  10. Danillo nº11, João nº19, 2ºB ETECAP diz:

    Na sociedade atual, tudo é influenciado diretamente pela mídia, até mesmo crianças(que ficam vidradas na TV), crescem pensando que a realidade é só o que se vê ali.
    Nós acreditamos que a Sociologia “descamufla” essa realidade superficial influenciadora. Sabendo o que verdadeiramente é, como funciona, podemos realmente dar nossa opnião e criar um senso próprio.
    Não chega a incomodar tanto a mídia, pois sua influência ainda é soberana, mas incomoda de alguma forma aqueles que seguem um “modelo de sociedade” padrão, irreversível. Como se fosse algo errado que os alunos estivessem aprendendo, fora do padrão.
    De qualquer forma a sociologia é indispensável no ensino médio, abre as mentes dos alunos…

  11. Anónimo diz:

    Jeniffer n-18 , 2 D
    Certamente a o estudo da Sociologia incomoda, pois alem de fazerem as pessoas pensarem sobre a sociedade em que as mesma vivem questiona o modo de ser , de se posicionar diante dos conflitos sociais.

  12. Carolina Gabetel Barbosa n°02 2°E ETECAP diz:

    Não é interessante pra classe dominante que os explorados tenham um conhecimento crítico sobre a sociedade.Sendo obrigatório as aulas de Sociologia nas escolas mais pessoas terão acesso ao verdadeiro ensino crítico, o que não é interessante para a classe dominate. Para os exploradoes é muito mais vantajoso ter pessoas que se interessam por aquilo que lhes dêem lucro, do que pessoas que tenham um senso crítico, questine e não é manipulado ou aceite qualquer desculpinha. Outro interesse é do governo Brasileiro querendo falar que a educação nas escolas públicas está melhorando levando em consideração notas de provas absurdas avaliando apenas disciplinas como : Português e Matemática.Sendo o conhecimento é algo que vai muito além disso.

  13. Sofia Siquinelli nº33 ; 2ºD - Etecap diz:

    Acredito que a sociologia acaba despertando um certo incomodo perante a alguns setores da sociedade brasileira,pois através do conhecimento sociológico,a população acaba adiquirindo opiniões que possam questionar atitudes tomadas pelos nossos políticos .Entretanto,o objetivo destes setores é buscar a passividade da população e impor ideias em nossas mentes.

  14. Julia Ruimatta n°22 - 2°D diz:

    Durante as aulas de sociologia, o aluno apura seu senso crítico, aprende a analisar todos os fatos sobre determinados assuntos e a desconsiderar qualquer influência enquanto forma sua opinião. Formar um indivíduo com essas características incomoda porque, a facilidade de manipula-los diminui; pessoas ‘ignorantes’ são persuadidas sem muitos esforços.

  15. Ana Paula Martins n°:04 2° D ETECAP diz:

    A sociologia é uma ciência que toca os domínios da existência humana em sociedade, mostra aspectos que muitas vezes são ocultados por alguns grupos, formam pensadores independentes capaz de exercer a verdadeira cidadania. Por ter um papel importante na vida política e social e incomodar tantos setores da sociedade essa disciplina foi excluída da grade curricular por todos esses anos. Hoje os educandos tem oportunidade de ter em sua grade curricular a disciplina sociologia que os ajuda na formação de verdadeiros cidadão críticos.

  16. Yasmin Proença nº 38, Mariana Mazin nº 25, Kelly Caroline nº 40 - 2ºB diz:

    Quando a sociedade impoe sua opiniao sobre algo, afeta todos que a ela ouviram.
    A sociedade, que é ideológica, “cria” pessoas que se poe no direito da autoridade (no bom sentido, no sentido da revoluçao, do questionamento, do conhecimento), de criticar, ter a motivaçao para mudar aquilo que julga errado, enfim, ter o seu próprio julgamento sobre tudo. E é exatamente isso que o governo nao quer, a “classe opositora” a sociologia. O governo quer mandar, quer bobalhoes incapacitados de julgar, criticar e enteder o porque de tudo, quer sentir-se superior a todos. Citando um exemplo: uma greve, com grande movimentaçao, envolvento muitas pessoas. o governo se incomoda, nao pelo risco de afetar a sociedade “nao-opositora”, e sim por serem contrarios a uma ideia que deveria ser considerada padrao, que deve ser seguida por todos sem questionamentos.
    A sociologia, para o governo, deveria ser excluida das escolas por ser uma das matérias mais fortes, que exercem influencias com mais força nos alunos.

  17. Caroline Cristina n° 08 2°D ETECAP diz:

    Acredito que o que incomoda a sociedade brasileira em relação a sociologia, é que se as pessoas começarem a ter conhecimento sobre a capacidade de formar suas próprias ideias sem a influência da mídia e do governo e a começarem a questionar certas atitudes, o governo por exemplo, não conseguiria controlar a população, eles apenas tem o controle pelo fato que a maioria da sociedade é influenciada facilmente, pois vivem de comodidades.

  18. Beatriz n°05, 2°D ETECAP diz:

    Acredito que sociologia incomoda tanto, pois ela abre os olhos das pessoas em geral que despertam o interesse pelo assunto, e as mostram a realidade como tal, sem a influencia da mídia, ajudando-as a formar opiniões criticas e as tirando da ignorância, ameaçando assim a “ordem” que nos impõem, criando novos ideais de sociedade.

  19. Lindsay, nº 24, 2º D diz:

    Incomoda porque a sociologia faz as pessoas pensarem e questionarem e terem sua própria opinião sobre o mundo que há em volta delas, e esses setores brasileiros impedem que haja questionamentos sobre certos fatos ou acontecimentos da sociedade em que vivemos.

  20. Rafael Gustavo, nº30, 2ºD - ETECAP diz:

    O ensino de Sociologia incomoda porque a Sociologia tem como objetivo formar indivíduos autônomos, ou seja, que pensam por si próprios. Isso significa que os estudantes, ou os adultos do futuro, não irão se deixar enganar pelos fatos expostos pela mídia e isso preocupa o governo porque significa que haverão mais protestos e jovens inconformados com a sociedade de hoje. O importante é nós prestarmos atenção no governo e no que ele faz com a sociedade hoje e num futuro próximo, mudar isso atrás dos nossos próprios pensamentos, ideias e atitudes.

  21. Rafael Cury, nº 31, 2ºD, ETECAP diz:

    Toda Ciência verdadeira age nos iluminando em relação ao fenômeno observado. Pela Ciência temos contato com o conteúdo que está por trás do mundo: as leis que regem o funcionamento do mesmo.
    Tratando-se então de Ciências Humanas, o cientista é objeto de estudo de si mesmo. No caso da Sociologia o foco do observador/cientista caí sobre a sociedade, sobre a organização de grupos humanos. Observando a sociedade, o homem de certa forma e por um momento se desprende da mesma, e na medida em que tomar conhecimento dos diversos fatores da vida humana (os motivos das ações dos homens, as variadas formas psicológicas, os processos de formação de identidades, etc.), cresce sua capacidade de compreensão dos processos da humanidade como um todo.
    Em posse de tal conhecimento o homem não se posiciona no mundo da mesma forma que antes de possui-los. Este conteúdo mental se torna algo determinante na sua forma de ser, e não mais apenas sua vontade e seus sentimentos. Assim parece suceder com todo individuo: O conteúdo mental pode tanto “liberta-lo” do mundo, quando é Ciência verdadeira, quanto pode prendê-lo mais ainda, quando é conteúdo determinado por correntes de pensamento cristalizadas, ou então impostas.

    Nota-se que a revista VEJA é partidária ao (ou parte do) “funcionamento das empresas” , e a favor de uma educação meramente técnica (que gera humanos uteis à engrenagem capitalista), e não científica (que nos leva além de nós mesmos); e nos apresenta um discurso apelativo e raso, procurando impor um pensamento de mundo àqueles que tem pouco discernimento.
    Neste sentido, o ensino de sociologia apresenta um grande risco à sociedade que atualmente está consolidada, porque tem o potencial de transformar uma pensador passivo em um observador ativo, que tem a capacidade de se posicionar no mundo. Transforma-se, desta forma, a sociedade de dentro para fora, a começar por formar indivíduos capazes de explorar o funcionamento do mundo humano.

  22. carla nº 06 , marina nº 34 2ºC diz:

    desculpe

  23. Mariana Casado - Nº 30 - 2ºC diz:

    Em relação ao estudo de sociologia pelos alunos do ensino médio, discordo do que afirma a revista Veja. Na minha opinião, a intenção de trazer esta disciplina até os alunos não é, de fato, criar novos ideais e pensamentos esquerdistas. O motivo pelo qual a disciplina precisa ser inserida na grade curricular do ensino é para fazer com que o estudante comece a analisar, refletir e formar sua própria opinião sobre o sistema, a sociedade, política, mídia, ou seja, tudo que está inserido no seu cotidiano e, consequentemente, exerce certa/grande influência sobre a população. Se aqueles que detém o poder sentem medo do fato de que o conhecimento traz lucidez à mente das pessoas, é por que temem que suas corrupções e desvios de conduta sejam descobertos. Como diz o ditado popular: “quem não deve, não teme”. Além disso, se os pensamentos “esquerdistas” surgem, é, provavelmente, por que algo não está bom o suficiente para que todos se sintam confortáveis com a situação atual.

  24. carla nº 06 , marina nº 34 diz:

    o estudo da sociologia induz as pessoas a abrirem os olhos e reconhecerem o quão são manipuladas. E isso incomoda muitas pessoas que só querem que essa venda permaneça no olhos na população, até porque dessa forma elas podem continuar no poder. Pois se passarmos a enxergar, perceberemos quantas injustiças são feitas, como disfarçadamente o governo te impõe um ideal. Já a sociologia é justa, ela te apresenta vários pontos de vista , várias opiniões e te deixa livre pra escolher da qual você quer ser adepto.
    A sociologia pode armar o povo, tornar forte o que os governantes mais temem, porque sabem que nós unidos somos mais fortes que eles.
    Fico feliz por saber que temos a oportunidade de ter sociologia entre nossas matérias.

  25. Mariana Casado - Nº 30 - 2º C diz:

    Em relação ao estudo de sociologia pelos alunos do ensino médio, discordo do que afirma a revista Veja. Na minha opinião, a intenção de trazer esta disciplina até os alunos não é, de fato, criar novos ideais e pensamentos esquerdistas. O motivo pelo qual a disciplina precisa ser inserida na grade curricular do ensino é para fazer com que o estudante comece a analisar, refletir e formar sua própria opinião sobre o sistema, a sociedade, política, mídia, ou seja, tudo que está inserido no seu cotidiano e, consequentemente, exerce certa/grande influência sobre a população. Se aqueles que detém o poder sentem medo do fato de que o conhecimento traz lucidez à mente das pessoas, é por que temem que suas corrupções e desvios de conduta sejam descobertos. Como diz o ditado popular: “quem não deve, não teme”. Além disso, se os pensamentos “esquerdistas” surgem, é, provavelmente, por que algo não está bom o suficiente para que todos se sintam confortáveis com a situação atual.

  26. Tainara n°34 2°D ETECAP diz:

    Acredito que o estudo da Sociologia incomoda o governo porque nos ajuda a entender o que se passa na sociedade onde vivemos. Para eles isso pode ser ruim, pois se as pessoas começarem a se importar e a compreender o que realmente acontece ao seu redor, eles podem perder toda a credibilidade e o certo “poder” que exercem sobre as pessoas. O fato de que os jovens podem começar a construir novos ideais e sentir vontade de mudar as coisas, representa grande perigo a eles.

  27. Amanda nº2 e Cláudia nº10 - 2ºB - ETECAP diz:

    A sociologia incomoda aqueles que querem nos dominar e “roubar” nossa força, em geral usando a mídia, e isso vai passando de geração a geração.
    O fato é que,a sociologia nos faz ver com nossos próprios olhos o que está tentando sendo mostrado e termos uma opinião própria sobre isso, contradizendo os interesses do governo, ou seja, a sociologia nos mostra a sociedade como ela realmente é.
    Engolir o que o governo dos “vomita” é fácil e para muitos suficientes e a verdade, porém a realidade é outra, o governo só está interessado em nos fazer “servos” deles, praticamente escravos…

  28. Camila Tiene Nº2 2ºE ETECAP diz:

    O ensino da sociologia encomoda certos grupos socias porque a disciplina propõem que o induvíduo tenha um pensamento mais crítico em relação aos proplemas socias,politicos o que encomodaria a uma classe de pessoas que não tem intereses que esses pensamentos façam parte da sociedade em geral.Essas disciplinas encomodam certos setores ao quais há interrese na manipulação do povo e conservação de uma ideologia arcaica.

  29. Fabio, 41 , 1ºE ETECAP diz:

    Bem este nos artigo nos leva a pensar o que é sociologia? E isto nos leva a pensar se isto é realmente importante?Enfim chegando a pergunta “A sociologia incomoda?” Que me fez pensar será que a propria sociologia sempre demonstra os fatos com veracidade?
    Bem cheguei a conclusão que a sociologia pode incomodar muito sim, mas que isto irá depender de para quem este conhecimento será passado se para as massas ou para pessoas das classes mais ricas .E por quem ela será ensinada se por uma pessoa esquerdista ou por uma pessoa direitista ja que cada um tem uma ideologia diferente da do outro assim ensinando de metodo diferente.

  30. Renata Martins n°32 , Giovanna Trevisan n°15 e Amanda B. n° 03 2°D ETECAP diz:

    A verdade é que não é interessante para alguns setores da sociedade o ensino de sociologia porque essa matéria faz com que o aluno pense e possua um senso critico, ou seja, ela ajuda a tornar o aluno num cidadão capaz de pensar por si próprio e não se deixar enganar tão fácil pelos interesses do que possuem o poder questionando-os.

  31. Ananda de Sousa n 03,Louise Ester n 42-Etecap,2 A diz:

    Na nossa opinião,a sociologia é criticada tanto pois,nos faz pensar sobre a sociadade em que vivemos e problemas do nosso sistema.Um estudante que tem acesso a informação sobre a sociedade írá desenvolver sua própria opinião,formulando críticas e dúvidas,o que encomoda muito algumas pessoas.Assim os jovens que tiverrem a sociologia em sua educação,terão uma maneira a mais de debater sobre assuntos de importancia para o momento,envolvendo ao todo maneira de vivvencia de uma sociedade,e sabendo debater,contribuir para uma sociedade digamos,melhor…

  32. Jenny n°18 e Bianca n°06 diz:

    Em nossa opinião, o ensino de sociologia, não é uma grande ameaça as autoridades, ela chega a ser apenas um pequeno incomodo, pois às vezes ela consegue abrir os nossos olhos e nos fazer ter a nossa própria visão e concepção sobre o mundo, fazendo assim com que os explorados sofram uma ameaça, pois dessa forma perdem mais um escravo desse sistema, um dos exemplos mais próximos e influentes que temos hoje, é a mídia que fecham os nossos olhos e nos tornam escravos de seus objetivos.
    No entanto a sociologia tem o papel de nos fazer abrir os olhos em certas situações às pessoas já estão tão influenciadas ou tão pessimistas que acham melhor as coisas ficarem do jeito que estão preferem acreditar na ilusão de que um dia as coisas vão mudar e se esquecem de ver que a mudança começa por cada um de nós porque o sistema é forte mais não imbatível .

  33. Jenny n°18 e Bianca n°06 diz:

    Em nossa opinião, o ensino de sociologia, não é uma grande ameaça as autoridades, ela chega a ser apenas um pequeno incomodo, pois às vezes ela consegue abrir os nossos olhos e nos fazer ter a nossa própria visão e concepção sobre o mundo, fazendo assim com que os explorados sofram uma ameaça, pois dessa forma perdem mais um escravo desse sistema, um dos exemplos mais próximos e influentes que temos hoje, é a mídia que fecham os nossos olhos e nos tornam escravos de seus objetivos.
    No entanto a sociologia tem o papel de nos fazer abrir os olhos em certas situações às pessoas já estão tão influenciadas ou tão pessimistas que acham melhor as coisas ficarem do jeito que estão preferem acreditar na ilusão de que um dia as coisas vão mudar e se esquecem de ver que a mudança começa por cada um de nós porque o sistema é forte mais não imbatível.

  34. Jaqueline nº 16 e Marina nº 27; 2º A; ETECAP diz:

    Alguns desses setores da sociedade brasileira se incomodam pois eles tentam nos fazer crer em certas coisas que a sociologia nos faz questionar. Ela faz com que o individuo pense por si, tenha sua própria opinião, e não aceite as coisas como são. E por ser assim prejudica os políticos e a mídia que tentam impor ideias em nossas mentes.

  35. Pedro Giroto nº 36 2ºD Etecap diz:

    Como dito pela própria revista, a sociologia incomoda pelo fato de fazer (indiretamente) com que as pessoas tenham um pensamento de esquerda. Desde já quero deixar claro que não estou defendendo nenhum lado, mas e se as pessoas passassem a tomar este pensamento de esquerda, por verem que o sistema de direita não é tão certo assim? Com o aprendizado de como a sociedade é e funciona, percebe-se que no capitalismo sempre alguém tem que ser superior.

    • Pedro Giroto nº 36 2ºD Etecap diz:

      Preciso deixar claro que nem todos que estudam a sociologia tem necessariamente um pensamento de esquerda, não foi isso que quis dizer.

  36. Marina Hunziker nº 26; Matheus Colis nº 27; 2°B - ETECAP diz:

    A sociologia nos ensina a ter um pensamento “aberto”, independente; nos mostra todos os lados da situação e não só um, citado como o lado certo. Incomoda tanto alguns setores da sociedade pois abre portas para nós debatermos situações que são antes eram aceitas sem serem discutidas. Isso não é bom para alguns setores porque se o “cidadão” pensa, ele conhece seus direito e percebe que as coisas não estão como deveriam ser, assim, reivindicam seus direitos e questionam o porque de serem tão enganados. A sociologia então, transforma a pessoa, tornando-a um ser pensante, questionador invés de uma “maquina alienada” .

    • Marina Hunziker nº 26; Matheus Colis nº 27; 2°B - ETECAP diz:

      Professor, por favor ignorar o “SÃO” depois de – “…situações que …”

  37. Letícia Bressan nº23, Julia Barbosa nº20, 2ºB ETECAP diz:

    Na nossa opnião, a matéria de sociologia provoca incomodo pelo fato de introduzir o pensamento critico, até então “escondido”.
    Segundo a revista Veja existe um destaque nas outras diciplinas, julgadas por ela mais importantes dando a entender que o investimento em sociologia é desnecessário e ainda ressalta que a matéria enduz aos alunos um pesnsamento de esquerda, quando na verdade ela ajuda a entender a vida pessoal e profissional.

  38. Murilo Peres ,nº 29, 2ºE ETECAP diz:

    O ensino de sociologia pode incomodar algumas pessoas,pois é um ensino q mostra uma outra visão da sociedade, e nos faz pensar sobre qual é a melhor. A revista acima se sente “atacada” e manda esses “argumentos”, pois a sociologia mostra uma ideia diferente da revista.

  39. Vitória Nº40 Laís nº19 Gabriela nº10 2ºE, Etecap diz:

    O ensino da sociologia incomoda porque instiga as pessoas a refletir sobre a sociedade em que estão inseridas,sendo que,querendo ou não,é uma situação cômoda,para maioria delas.A sociologia ensina os jovens a pensar e a expor suas opiniões de uma forma lúcida,vendo a sociedade por todas as suas faces.

  40. Patrícia nº34 2ºE, Etecap diz:

    A disciplica encomoda sim e muito.Principalmente o “topo do sistema”,pois sociologia nos tras conhecimento e argumentos para podermos viver na sociedade.Poucas pessoas tem argumentos para impor suas opiniões e seus direitos.E a sociologia permite termos esse conhecimento geral,aprendendo a argumentar,a expor nossas opiniões.O que o “topo do sistema” quer é:deixar-nos no “escuro” sem conhecimento,para concordarmos com o que eles decidem sem questionar,protestar,etc.Sociologia permite a nós o conhecimento,podemos então assim;lutarmos,justificar nossos direitos e ter uma qualidade de vida melhor.

  41. Henrique Assis da Silva nº14 série: 2°E etecap diz:

    A sociologia incomoda pois, ela nos mostra como funciona a sociedade e isso pode atrapalhar os planos dos mais poderosos que querem uma pais desigual onde quem tem mais dinheiro manda mais onde o pobre não tem vês para nada, ai si os adolescentes aprendem sociologia na escola eles vão entender realmente como funciona a sociedade realmente, e isso pode ser prejudicial aos planos dos magnatas.

  42. Murilo Peres ,nº 29 ETECAP diz:

    Como o ensino de sociologia nos mostra uma realidade diferente, e nos faz pensar sobre qual é a verdadeira ou a melhor. Algumas pessoas e no caso a revista acima, que gostam de direcionar nossa mente para uma ideia criada por um ponto de vista deles. E quando um ensino que nos mostra outra ideia do mundo se torna obrigatório, a revista se sentiu “atacada” e é explicitamente contra.

  43. Luis Gustavo da Silva n°23 série 2°E etecap diz:

    Na minha opinião o ensino da sociologia pode encomodar alguns setores no sentido de deixar as pessoas mais enformadas sobre o que está acontecendo na sociedade, por exemplo se algo que as pessoas não concordam estiver acontecendo elas vão ficar sabendo, e então elas vão querer a verdade para batalhar por seua direitos como pessoas independentes.

  44. Francielle Martines , nº 07 , 2ºE - ETECAP diz:

    bom,
    na minha opinião, o ensino de sociologia nos ajuda á ter uma visão de maior realidade do acontece com o mundo, por que acontece? quais os seus responsavéis ?
    isso é uma coisa muito importante nas escolas atuais, porém tem diferentes pontos de vista, para algumas pessoas é uma forma de criticar o governo, para outras é possível ter uma noção maior dos acontecimentos atuais.
    isso deveria ser obrigatório sim, porque ninguem tem a mesma opinião e devemos ouvir todas, abrindo esse espaço para esclarecimento. e também é uma forma de conhecermos o que esta acontecendo e o que ainda esta por vir

  45. Giovanni agrella melo, N°11, 1°E etecap diz:

    A materia de sociologia de certa forma nos “abre” a mente para a sociedade, nos fazendo pensar de forma critica, contestar a sociedade. E isso incomoda quem esta sendo criticado, contestado.

  46. Nicole, Nº 31, 2ºE, ETECAP diz:

    O ensino de sociologia incomoda pois ele nos faz ter uma opinião própria sobre a politica, a vida, sobre o mundo. Isso é ruim para o governo porque para eles é mais facil manipular uma sociedade onde não se tem conhecimento, onde eles podem fazer as pessoas acreditarem no que eles querem e não no que é verdade.

  47. Rafaela n° 35 2°e ETECAP diz:

    O ensino de sociologia no ensino médio incomoda tanto a alguns, porque é por meio dessa matéria que aprendemos como a sociedade tem que ser para funcionar de maneira correta, e assim vemos as coisas que estão erradas na nossa sociedade atual. É nessa matéria que aprendemos a expressar as nossas opiões, muitas vezes sendo crítica ou inversa do que vemos acontecer hoje e sabendo disso, vamos lutar pelos nossos direitos e não é isso que o governo quer, eles não querem pessoas inteligentes, que compreendem as coisas, pois as que não sabem, são mais fáceis de manipular.

  48. Danielle n•09 2D Etecap diz:

    O ensino da sociologia incomoda tanto pois ela nos faz pensar e questionar algumas ações, seja ela do governo ou da mídia. Mas esses setores não gostam disso, pois querem manipular o povo, alienar as pessoas, para que elas aceitem todas as suas “verdades” sem questionamento, defendendo assim somente seus próprios interesses.

  49. Márcia n°:25 2°D Etecap diz:

    As aulas de sociologia incomoda alguns setores da sociedade devido ao fato de elas fazerem com que as pessoas questionem e desenvolvam um pensamento crítico sobre as decisões impostas. Por isso, com a disciplina sendo aplicada nas escolas, esses setores que querem impedir o povo de criar suas próprias opiniões não podem mais controlar os pensamentos da população e impor a sua verdade, escondendo muitas vezes o “todo” por interesses políticos e/ou econômicos.

  50. Winnie N° 42 e Pollyanna N°41, Etecap, 2D diz:

    Em nossa opinião, acreditamos que sim, a sociologia encomoda pelo simples fato de nos fazer ter a capacidade dá dúvida, de começar a ver o mundo por vários pontos de vista diferentes e poder escolher o seu próprio, tendo assim um senso crítico.
    Pelo fato da sociologia estudar os diversos tipo de sociedades, começamos a entender a nossa própria sociedade, com seus preconceitos e atitudes. Pois afinal, em que mundo vivemos ?
    Talvez, o que responda a pergunta porque a sociologia encomoda tanto, se deva ao fato de que a sociedade não aceite a contradição, contudo sociologia é basicamente isso, não ter uma opinião formada sobre tudo, e sim, contrariar, impondo a sua razão.

  51. Daimom Diego de Souza Rosa Nº 42; 2ºE - ETECAP diz:

    O incômodo do ensino da sociologia nas escolas públicas sentido por alguns setores brasileiros é causado pelo fato de que uma população de jovens que foi ensinada e testada sobre os costumes, a situação e a política da sociedade sai do universo estudantil com informações e opiniões que não fariam se simplesmente analisassem situações do cotidiano que geralmente são trazidas pelos meios de comunicação que, na maioria das vezes, manipulam a redação das informações de modo que o leitor favoreça opiniões nas quais o meio esta interessado.
    O estudo da sociologia abre um debate em sala de aula, envolve tópicos e pesquisas que o aluno irá absorver com facilidade e irá utilizar durante sua vida, o aprendizado desta área fará com que o indivíduo principalmente formule conceitos sobre determinado assunto e saiba desconfiar e não aceitar certas ideias que o prejudiquem ou estejam erradas. Entretanto suponho que se o aluno perder o aprendizado desta ciência ele certamente não irá procurar por ela e muito menos questioná-la. Os jovens estão sendo criados para uma sociedade em que a normalidade é necessária, em que o sim para evitar problemas é mais fácil de ser aceito do que lutar pelo que é direito. Por isso o estudo da sociedade está sendo visto como um incômodo por certos setores, porque a educação modifica uma população.

  52. Carolina Panzarin nº 40, Letícia Moraes Dias nº 38, 2ºD ETECAP diz:

    Porque a sociologia ensina a analisar com critério, a não serem pessoas alienadas que se submete a qualquer coisa. Para o governo incomoda, pois desejam que a população não questione, não expõe suas ideias, não lute pelos seus direitos, não se importe com as corrupções e problemas na administração do país e também a mídia tenta tirar a identidade das pessoas, submetendo que assistam programas sem nenhuma importância cultural. Com isso, esses grupos conseguem o que querem quando temos pessoas desprovidas de conhecimento social que aceitam essas ideias.

  53. Isabela n°16 2ºE ETECAP diz:

    Ter dado sociologia como matéria obrigatória nas escolas, incomodou alguns, pelo fato de que desde essa época, em que os jovens estão formando seus conceitos de vida, sua visão social e politica, essa disciplina abre mais campos nessa área. Um exemplo é fazer conhecer os aspectos que constituem uma sociedade, seu funcionamento, os pontos positivos e os negativos, como as coisas poderiam melhorar para o convívio dos indivíduos, entre outros; nos mostra realmente o que acontece no meio em que vivemos. Além do mais, deixa os alunos informados do que está acontecendo no mundo, permitindo a reflexão e discução das diversas opiniões expostas em sala.

  54. Gabriela Cristina nº 12, Julia nº 21 e Juliana nº 22 , 2º C ETECAP diz:

    Na nossa opinião, os setores que detêm poder em suas mãos não querem que a sociedade tenha uma opinião contrária a sua posição e que possam prejudicar seus interesses. Com isso tentam ocultar algumas informações para manipular aqueles que são submissos a eles. E a sociologia faz com que as pessoas ‘abram a mente’ para enxergar oque realmente se passa e possam tirar suas próprias conclusões e idéias.

  55. Gabriela Cristina nº 12, Julia nº 21 e Juliana nº 22 diz:

    Na nossa opinião, os setores que detêm poder em suas mãos não querem que a sociedade tenha uma opinião contrária a sua posição e que possam prejudicar seus interesses. Com isso tentam ocultar algumas informações para manipular aqueles que são submissos a eles. E a sociologia faz com que as pessoas ‘abram a mente’ para enxergar oque realmente se passa e possam tirar suas próprias conclusões e idéias.

  56. Diego de Alvarenga Rodrigues, Nº 05, 2ºE, ETECAP diz:

    O ensino de Sociologia aos jovens do ensino médio, incomoda e muito vários setores que estão sempre se empenhando a mascarar a verdade, ocultar a real situação da nossa sociedade, isso porque o estudo de sociologia nos permite olhar criticamente para tudo o que ocorre na sociedade e não ser manipulado por esses setores, a mídia nos fazem acreditar naquilo que eles querem e crescendo cada vez mais com isso.
    A sociologia forma jovens que sejam cada vez mais capazes de criar seus próprios conceitos sobre tal fato que vem a ocorrer na sociedade em que ele vive, derruba o poder de manipulação desses setores, o jovem age por si próprio, criando uma analise pessoal sobre tudo ao seu redor. Pensando assim o futuro chega ser ameaçador para esses indivíduos que ocultam a verdade de certos aspectos da sociedade hoje, por isso se incomodam tanto.

  57. Matheus de Matos nº 28 e Víctor Luiz nº 36 2ºB ETECAP diz:

    A sociologia incomoda aqueles que vivem da ignorância alheia, colocando uma barreira ao lado dos olhos para que só olhemos para aquilo que querem e não criemos opiniões próprias. Eles nos dão ideias prontas, tudo pensado e manipulado, para que atenda apenas uma de maior interesse. A mídia é usada para fixar essas ideias, apenas mostrando o que é de interesse para essas pessoas, assim, a sociedade não fica sabendo de mais nada além dos fatos que irá fortalecer essa classe.

  58. Nomes: Dionisio nº41 e Bianca nº40 - Turma:2ºB - ETECAP diz:

    Sim, este ensino incomoda, afinal tem por objetivo formar seres pensantes e formadores de sua própria opinião em relação aos acontecimentos e ao meio externo. Pensamentos e opiniões estas, que por exemplo, podem interferir diretamente na carreira de políticos corruptos. Entretanto, deve-se levar em consideração a boa parte da população que adere ao conformismo por pura e simples preguiça, juntamente da ignorância de refletir e analisar os acontecimentos à sua volta. Assim sendo, o ensino de sociologia para esta população também seria um incômodo, afinal, estas deveriam abandonar sua linha de raciocínio e começarem a repensarem todos os conceitos e formações sociais que já haviam se enraizado em suas mentes.

  59. Larissa nº20 2ºE diz:

    A sociologia incomoda muito o ”sistema”, pelo simples fato de proporciona aos alunos uma visão crítica sobre a sociedade, fazendo assim com que tirem suas próprias concluções e tenham suas ideias e opiniões formada, sem ter sua mente alienada pela a ”elite”. Por este motivo tambem, é que cada vez mais a educação para a população em nosso país é deixada de lado, sendo pouco investida pelo ”poder”.

  60. Nicolau - 2D - Número 28 - ETECAP diz:

    A Sociologia introduz ao jovem/aluno o funcionamento de uma sociedade. Teórico e prático. Caso haja esse estudo com frequência, haverá um entendimento, pela parte da juventude, sobre a Sociedade. Tanto teórica, quanto prática. Essa reflexão que as aulas de sociologia proporcionariam, deixa claro que a realidade (prática) não condiz com a “teoria” da sociedade em que deveria-se viver. Isso desperta nas pessoas um sentimento, que ameaça aos que fazem essa sociedade não ser “justa” como na teoria. Por isso o ensino da sociologia incomoda aos setores máximos dos que “regem” nossa sociedade. Não só incomoda, ameaça.
    A respeito do comentário da revista VEJA, gostaria de me proclamar não de acordo. O estudo da Sociologia, não deve levar os jovens para um lado obrigatório, ou até mesmo obriga-los a escolher algum “ismo” ( capitalismo, comunismo…) Mas sim abrir portas, mostrar pontos de vista e gerar discuções que levem os jovens a criarem suas próprias opiniões, divergentes, mas fundamentadas. Criar pessoas que escolham o que vão comer. Se vão mastigar. Se vão engolir. Se vão digerir e aproveitar, ou simplesmente eliminar do organismo… deve ser uma escolha pessoal.

  61. Gabriela nº10 2E diz:

    Mostrando realmente os problemas da população pela aula de Sociologia, para as pessoas que adquirem uma mente fechada a essa questão, é difícil que as mesmas não se sintam, que fossem um pouco, incomodadas. Incluindo a mídia e as revistas como umas das principais que não se satisfariam pela realização da aula de Sociologia, pelo simples motivo de que elas cobrem totalmente, de uma forma manipuladora, esse assunto dos problemas sociais, e basicamente estão destinados aquelas que se encaixam ao grupo de melhor poder econômico. Quando esses interesses não são pautados de uma forma verdadeira para todos, estaremos cada vez mais distantes de melhorar a condição de vida.

  62. Alan Vinicius nº1 e Fabiano Cheri, 2ºA, Etecap diz:

    A Sociologia incomoda de certa forma, pois mostra ou tenta mostrar o que está “oculto na sociedade”. Fazendo muitos cidadãos serem auto-críticos de si mesmo, e tudo que está ao seu redor. De certa forma o sistema Capitalista em que vivemos tenta “controlar” a sociedade, em seus desejos e ações. Tudo que ameasse esse sistema, incomoda.
    Mas a Sociologia não incomoda a todos pois ela está em nosso currículo escolar, mostrando que de o governo se importa com o nosso censo analítico das coisas, mesmo que isso não seja aparente.

  63. Matheus de Matos Ferreira nº 28 2ºB diz:

    A sociologia incomoda tanto simplesmente por fazer todos pensarem e verem realmente como tudo funciona, cria um senso crítico e consequentemente uma revolta de quem o tem. O governo (apesar de aprovar tal disciplina) e a mídia vê o ensino de sociologia nas escolas como uma ameaça aos seus interesses, então, quando tais pessoas que desenvolveram o senso crítico se manifestam, são oprimidas por órgãos repressivos do estado, no caso, a polícia militar e no caso da polícia militar, o exército e a polícia federal e assim vai até onde eles tiverem o poder repressivo (;

  64. Bruna nº07 2ºD ETECAP diz:

    A sociologia incomoda alguns setores pelo fato de fazer as pessoas pensarem mais, conhecer conceitos, outras opiniões e tirar suas próprias conclusões sobre a sociedade. Isso faz com que os alunos conheçam não só o que a mídia quer que conheça, mas sim tudo o que quiser sobre a sociedade. Conhecendo mais sobre a sociedade o aluno podem tirar conclusões com mais consciente e com mais certeza.

  65. Henrique, n°13, 2°ano C diz:

    O estudo da disciplina sociologia incomoda muito alguns setores da sociedade brasileira, pois a função da sociologia é formar pessoas autonômas e ajuda-las a enchergar verdades que as pessoas contra a sociologia escondem, pois se o povo todo visse a toda a injustiça que é imposta contra si sem saber, com certeza se rebelariam e acabariam com a tirania imposta pelos exploradores.

    • Caio, nº5, 2ºano C diz:

      Dos comentários que nós vimos, todos diziam praticamente a mesma coisa, e achamos que o Henrique esclareceu bem oque todos queriam dizer. A verdade é que realmente quem é contra a sociologia não possui um conhecimento muito amplo sobre a sociedade ou quer reprimi-lo dos outros, no caso do governo. A sociologia é uma matéria diferente de matemática, português, e ciências em geral, a sociologia nos mostra a realidade daquilo que vivemos para que consigamos formar nossa própria opinião sobre o mundo.

  66. Melissa Sena da Silva; n° 26; 2D; ETECAP diz:

    concordo com vários dos comentários que foram feitos, por que realmente acho necessário o ensino da sociologia na escola. Quem não gosta disso, é o governo, porque ele não quer que tenhamos mente formadas a respeito de assuntos, que podem “ameaçar” o seu poder “absoluto” . O ensino incomoda sim muitos setores da sociedade , como a mídia por exemplo, que como disse o comentário de baixo, ela quer nos manipular, e se tivermos nossas próprias idéias formadas, isso será muito mais difícil.

  67. Gabriel Silvano Ramirez nº9 2ºE diz:

    Atualmente nos encontramos em uma configuração social , na qual a verdadeira realidade por diversas vezes tende a ser mascarada , manipulada por determinados grupos afim de fazê-la parecer agradável , os meios informativos tendem a manipular ao povo , transmitir uma imagem bela de nossa atual sociedade , gerar conformismo na massa populacional , acabamos crescendo em um mundo , onde nossas ideias acabam tendendo a seguir o “senso comum ” imposto pela classe social que detêm o poder . A sociologia em si incomoda esses grupos pelo simples fato de permitir a formação de cidadãos que consigam enxergam além da falsa realidade que a atual sociedade insiste em nos mostrar , que consigam pensar e agir de forma crítica , de forma a abandonar o comodismo que tendemos a seguir a tempos . A ideia de que a atual realidade que nos acerca possa vir a mudar incomoda esses grupos , a ideia de perder o controle sobre o povo , de ver este que se encontra subordinado possa cortar os fios que por tanto tempo o manipulou como uma marionete , de que este possa enxergar o mundo em si , como ele de fato é , e não mais como querem que o vejamos .

  68. Jaqueline de Lima Munhoz 2°D Etecap diz:

    A sociologia incomoda alguns setores da sociedade pela sua função.Ela nos faz criar uma opinião crítica pessoal, com isso a população deixa de ser ignorante e fica mais difícil de ser manipulada. A mídia é um exemplo disso, ela tenta manipular as pessoas mostrando apenas um lado da história, dando conclusões precipitadas e abolindo atitudes que ela considera como sendo “errada”.

  69. joão pedro n° 17; Jônatas n° 19; Lucas n° 26; Etecap; 2° A; diz:

    Achamos que sim, o ensino de matérias como a sociologia incomoda muitas pessoas, isso já que abre a mente das pessoas, entretanto devemos nos atentar ao fato de que não podemos confiar em ninguém além de nós mesmos, já que somos as únicas pessoas que podem mudar nossas vidas, além disso podemos elogiar nosso governo vigente que quer que seja ensinada a matéria nas escolas publicas.

  70. Milena, n°31 e Tarsila, n°35, 2ºB, ETECAP diz:

    Em nossa opinião, o ensino da sociologia incomoda alguns setores da sociedade pois eles não querem formar pessoas que possam descobrir, criar ideais e criticar coisas que não querem que saibamos, pois acham que o esclarecimento desses fatos pode prejudicar seus interesses.

  71. Victor Ribeiro Lopes, n° 39, 2°E, ETECAP diz:

    Na sua opinião, por que o ensino de Sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade brasileira?
    Na atual situação, promover a abertura dos olhos de quem pouco sabe sobre o real mundo, assim como faz a Sociologia, não é uma idéia muito boa para o grupo que rentem “o poder”, os meios de produção e matéria prima. Tal grupo exerce toda uma estratégia de exposição e imposição de uma coisa que não é exatamente o que acontece de verdade, e o ensino de Sociologia traria/traz tudo isso abaixo, levaria aos jovens um senso crítico, um questionamento. Assim como diz um techo da musica do Planet Hemp: “Se o pobre começa a pensar alem Parece que isso incomoda alguem”, e é nesse contexto que digo.

  72. Rafael nº 32 e Augusto nº 41 , 2ºA , ETECAP diz:

    A sociologia é a ciência que estuda e demonstra os defeitos, falhas da sociedade em que vivemos, defeitos que muitas pessoas insistem,lutam para esconder.
    E como Pierre Bourdieu disse: ‘[…] uma das preocupações da Sociologia é justamente formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes […]’. O que ele quis dizer é que a sociologia é a matéria que abre os olhos dos alunos para formar cidadãos autônomos, que se transformem em pensadores independentes. Concluindo que se os alunos de hoje forem transformados em autônomos isso prejudicará quem quer esconder os defeitos da sociedade.
    A sociologia incomoda os indivíduos e grupos que tentam esconder a realidade.

  73. Gustavo, nº 13, 2ºE, Etecap diz:

    Na minha opinião, infelizmente, o estudo da sociologia incomoda alguns setores da sociedade, na maioria das vezes a mídia, mas se pararmos para pensar a causa desse incômodo, descobriremos que estudando a sociologia, paramos de acreditar somente nas tendencias impostas pela mídia para comparar com a realidade da nossa sociedade. Conseguimos tambem desenvolver um senso crítico que se diferencia do senso comum, que é praticamente alienado a tudo que a mídia com seus instrumentos mostra as pessoas nem sempre com o objetivo de passar algo útil para a sociedade, mas simplesmente para ganhar dinheiro enganando pessoas que não têm conhecimento algum sobre a situação real de onde vive. Porém, com o desenvolvimento das ciencias sociais aplicadas nas escolas, os jovens vão crescer com uma mentalidade completamente diferente dos jovens de antigamente, o que nos leva de volta a questao da mídia, que se sente ameaçada e começa a pregar coisas completamente fúteis e sem sentido sobre a sociologia e tambem a filosofia.

  74. Michelle n 36; Ana Paula n 4; 2C; Etecap diz:

    A obrigatoriedade das diciplinas de filosofia e socialogia nos três anos do ensino médio faz com que os jovens abram os olhos para idéias diferentes das que são passadas pela mídia. Com isso, a mídia acaba perdendo o controle e o poder de influencia sobre a sociedade e sobre esses jovens que também, muitas vezes, acabam se rebelando contra ela. Devido a esses fatos, a inclusão de tais diciplinas incomodam tanto alguns meios e pessoas.

  75. Antonio n03 e Alexandre n01, 2ºB, ETECAP diz:

    A sociologia incomoda tanto uma parte da sociedade, pois ensina as pessoas a pensarem, ou seja, as torna seres pensantes capazes de formarem suas próprias opiniões, e enxergarem o mundo de seu próprio jeito, o que é um risco pra uma sociedade tipicamente capitalista.

  76. Gustavo Martinelli, n.16, 2oD, ETECAP diz:

    A sociologia tem como objetivo tornar cidadãos autônamos de pensamento, com um olhar crítico suficiente para analisar diferentes situações e tirar, por si só, conclusões apropiradas para o mesmo, ou ainda se manifestar da forma como achar melhor.
    É este pensamento individual que incomoda determinados setores da sociedade. Uma vez que as pessoas param de pensar e agir todos da mesma forma, robotizados, torna-se praticamente impossível a prática da manipulação das massas. Assim sendo, sistemas midiáticos perderiam audiência (a não ser que melhorassem a qualidade do entretenimento) e líderes ou partídos políticos perderiam eleitores ( a não ser que fossem realmente bons).
    Para esses grupos sociais, o ensino de sociologia nas escola do país é realmente preocupante e perigoso, seus esforços em criticar a disciplina são constantes e são cessarão tão logo.

  77. Raul nº34 e Geovana nº 16 2°B ETECAP diz:

    Acreditamos que essas classes sem importam com a sociologia ,porque, sua função é nos ensinar a interpretar o que vemos na mídia e tirarmos nossas próprias conclusões , julgando da maneira que achamos correta, e por isso podendo nos voltar contra a forma como essas classes nos “tratam”; É como se eles fossem um bordado bonito olhando superficialmente, mas quando o viramos do avesso mostra todas suas imperfeições e sujeiras escondidas, que podem os por em “maus lençóis”.

  78. Raul nº34 e Geovana nº 16 2°B ETECAP diz:

    Acredito que eles se incomodam por que a sociologia pode mostrar um outro lado que eles tentam esconder…como se pegasse um imagem bordada bem feita e a virasse do avesso mostrando todas as imperfeições e sujeiras escondidas. Hoje em dia a sociologia vem se mostrando um pouco mas de esquerda do que o necessário, o que vem sendo alvo de criticas , que faz com que os políticos se incomodem tanto. A realidade é que a sociologia foi feita para nos ensinar a interpretar o que acontecem no mundo , podendo formar uma opinião própria , e julgar da maneira que acharmos melhor , e o governo tem medo que nossa opinião os seja contra eles , deixando-os em “maus lençóis” assim dizendo.

  79. Giovanna EW diz:

    A sociedade capitalista, assim como qualquer sistema, tem falhas. Porem não se admite que estas falhas sejam expostas, pois caso isso ocorra o dominio capitalista pode enfraquecer, pois abrirá uma brecha para que a população se revolte diante de certas situações, instaurando inclusive um novo sistema. Isso já aconteceu no passado e pode ocorrer de novo com o sistema atual. A matéria de sociologia nos ensina a pensar e refletir sobre nosso papel na sociedade, e por isso muitos não querem que ela seja ensinada.

    • Giovanna diz:

      desculpa gente, houve um problema no meu computador e mandou como Giovanna EW (rsrsrs) é Giovanna e Nayara do 2°D.

  80. Felipe Mielke n° 09 ; Marcela Catelli n°29; 1°C ; ETECAP diz:

    Acreditamos que tanto a sociologia como as ciencias humanas incomodam pelo fato de mostrar a realidade, mostrar oque a televisão não mostra, mostrar aquilo que a mídia tenta esconder, mostra a sujeira que há na politica, governo e seus modos de como lavar as pessoas cerebralmente, quando o povo pensa, o povo tem o poder de mudar, argumentar, tem a consciencia do que faz.. Concluimos que apoiamos a sociologia e td forma que houver de nós termos mais acesso, apoiamos ao despertar do pensar e pesquisar, pra que nossa sociedade seja cada vez melhor….

  81. Julio - nº 21, Sofia - nº 34, Thiago - nº 36 2a ETECAP diz:

    (corrigindo eheheheheh)
    A sociologia nos faz debater, questionar e refletir as idéias propostas/impostas pela sociedade. É medonha para a mídia e outros meios de alienação porque abrimos os olhos, para enxergar com outros pontos de vista, e também a mente, através das dúvidas.

  82. Pedro n°33 2B diz:

    Concordo em parte com os textos , o estudo da sociologia nas escola é importante e faz crescer uma geração mais consciente da sociedade em que vive, porem a veja não está de todo errada ao criticar a sociologia nas escolas. Existe muita pregação de esquerda “embutida” na disciplinas escolares , apresentar as falhas do sistema atual faz parte do ensino mas limitar-se a isso é errado , a ideia não é formar revolucionários de sofá , mas indivíduos que consigam discernir por conta própria o que é certo ou errado.

  83. Beatriz, nº04 e Bianca Carrari nº05 - 2ºB ETECAP diz:

    Sim, incomoda pois há aqueles que não querem que as pessoas pensem, pois com ensino de sociologia aprendemos a pensar e refletir sobre certos atos e certas coisas que acontecem no mundo. Incomoda a que podemos chamar de atual “elite”, que nos impõe certas coisas e que querem que as pessoas sigam algumas regras injustas cegamente, sem pensar o porque seguem essas “regras”

  84. Juliana nº20, Luana nº25, 2ºA, ETECAP diz:

    Porque a Sociologia faz com que as pessoas reflitam sobre a situação em geral da sociedade, política e afins.
    Essa reflexão pode gerar uma revolta em relação a certas coisas que são ocultas aos olhos da sociedade, ameaçando o poder dos quais as escondem.

  85. Gabriel n°10 e Mateus nº28 - Etecap diz:

    Na concepção dos integrantes do grupo, a sociedade é filosoficamente manipulável e que o ensino da sociologia não garante a autonomia de pensamentos, pois não existe imparcialidade no ensino de um conteúdo ideológico.

  86. Letícia da Fonseca Antonino n° 23 2° D ETECAP diz:

    A Sociologia é o estudo da sociedade, ou seja, seu objetivo é fazer com que seus alunos se tornem pessoas entendentes da sociedade em que vivem. Consequentemente com esse entendimento, ocorre o início das opiniões críticas sobre fatos indagados durante esses debates. O governo se esforça ao máximo para jogar, muitas vezes, panos quentes em cima de lambanças e de atos errados cometidos pelos governantes em geral.
    Acredito que para alguns a matéria Sociologia incomoda, pelo fato de tornar a população mais crítica, a ponto de indagar seus governantes sobre seus atos. Os governantes, que querem sempre fazer as coisas as “escondidas” não gostam de pessoas críticas, já que irão colocá-los contra a parede e concerteza descobrir o que realmente é verdade e o que falsidade, mentira.
    Por isso, muitas vezes, tentaram, continuam tentando e sempre tentarão tirar matérias como Sociologia dos componentes curriculares do Ensino Médio. Matérias que só querem ensinar a população a como viver melhor e como saber tudo o que acontece a sua volta.
    A matéria Sociologia tem que continuar, pois desde 2006, ajuda muitas pessoas a entenderem o que o governo faz com elas e as mesmas TENTAM MUDAR O MUNDO, DEIXANDO-O MUITO MELHOR.

  87. Matheus nº28, Ederson nº 8 e Amanda nº 2 2ºC ETECAP diz:

    A sociologia e a filosofia são matérias geralmente muito queridas pelos alunos, por estimularem o pensamento por si só, por ensinarem os alunos a questionar o que ouvem, antes de acreditar e contestar a sociedade que vivem, entendendo os fatos do passado e também os contemporâneos, o que é muitíssimo importrante, pois, geralmente damos muita atenção aos fatos do passado, visando entender o presente, mas não damos atenção aos fatos do PRESENTE, para entender o próprio presente e vivermos da forma mais racional e otimizada possível.
    Pessoas influentes da sociedade atual geralmente se incomodam com o conhecimento da população (principalmente a população jovem) do que está acontecendo, digamos, por trás dos bastidores, devido o questionamento dos fatos que são entregados a nós, já “mastigados”, sem que precisemos pensar. Desse modo, certas pessoas acabam sendo expostas, e, obviamente, não gostam disso. Principalmente pessoas que estão fazendo algo que não deveriam.
    Em relação ao que foi colocado na revista veja sobre os alunos não terem bom desempenho nas matérias mais tradicionais como matemática, literatura, etc, isso é uma mentira. O papel dos professores de sociologia não é de ficar doutrinando os alunos para o partido de esquerda, essa é uma visão equivocada. E o desempenho dos alunos não é ruim nas matérias tradicionais, e, mesmo se fosse, o que a sociologia tem com isso? É uma matéria como todas as outras, e deve ser ensinada pelos professores, aprendida pelos alunos.

  88. Mariel,33; James,15; João Guilherme,43; 2ºC, ETECAP diz:

    A sociologia tem como objetivo informar os alunos sobre o que está acontecendo no mundo, o que está mudando em volta deles; isso faz com que eles formem uma ideia melhorv sobre o que querem pras suas vidas, eles deixam de ser conformados com o que tem, querem algo melhor, esquecem aquela ideia de só trabalhar pra ter o que comer. É exatamente isso que incomoda as grandes potências; as pessoas procuram cada vez mais informação, uma formação melhor, reivindicam seus direitos, o que poderia, em grande escala, diminuir o lucro das grandes potências atuais, aumentar a concorrência no mercado ou pelomenos procuram cargos melhores dentro das empresas.

  89. Karine Nº23 e Jovana Nº20 2ºC Etecap diz:

    O estudo da sociologia incomoda, porque esta ensina as pessoas a pensarem, a debater e principalmente, questionar. O governo não investe muito nessa disciplina porque se as pessoas começarem a perceber o que há de errado e o que falta, haverá protesto e isso fugirá do controle daqueles que detem o poder. Afinal, é muito mais fácil controlar uma marionete do que uma cabeça que pensa.

  90. João Pedro e Yuri, Nº 18 e 42, 2ºC, ETECAP diz:

    Para nós, a disciplina de sociologia ajuda os alunos a desenvolverem senso crítico, e percepção do que realmente acontece na sociedade, como as relações de exploração do capitalismo, e do próprio governo. A partir desse conhecimento, os capitalistas, e o governo, perdem o seu poder de manipulação e exploração sobre os trabalhadores e sobre a sociedade.

  91. Eu penso que na nossa sociedade o governo planeja comandar a maioria das pessoas aplicando assim um governo “massa de manobra”, por isso que a educação hoje em dia também não é bem aplicada, pois quanto menos conhecimento nós temos menos nós vamos opinar e entender as coisas erradas que eles fazem.
    Penso também que em uma escola onde a Sociologia é bem aplicada, os alunos saem com uma cabeça mais bem formada, tendo suas próprias ideias e pensamentos sobre a sociedade!

  92. João Pedro e Yuri, Nº 18 e 42, 2ºC, ETECAP diz:

    Para nós, a disciplina de sociologia ajuda os alunos a desenvolver senso crítico e percepção de como funciona a sociedade, enfatizando as suas características, as formas de exploração do capitalismo. A partir desse conhecimento, a parte dominante desse sistema, ou seja, os capitalistas, e o próprio governo perderia o poder de dominação.

  93. Felipe e Caio, n°9 e 6, 2°A, ETECAP diz:

    Na nossa opinião sim, incomoda o governo.Sociologia, é o estudo da sociedade, através desta, nós alunos e muitas outras pessoas deciframos as falhas e os erros da sociedade que nos “torturam” indiretamente.

  94. Vitor Hugo nº39, Leonardo nº23 e João Vitor nº18 - 2ºA ETECAP diz:

    Nota-se que as grandes mídias, apesar do nascimento de outros meios de comunicação como a internet, ainda tende a atacar o que não lhe convem abertamente, manipulando a opinião pública. A sociologia ensina a lidar e observar isso. O povo brasileiro, por muitos anos foi usado como massa de manobra por essas grandes mídias, escondendo informações e tornando a população acomodada diante de corrupção e escândalos. Por muito tempo, preferimos gastar o nosso tempo assistindo um capítulo da novela das oito, do que se preocupando com assuntos de maior relevância no cenário político/social. O ensino da sociologia incomoda, pois faz um homem se tornar crítico e não aceitar qualquer informação ou atitude. A sociologia merece e deve ser obrigatória em todas as escolas, pois o povo brasileiro, e principalmente os jovens, precisam analisar tudo o que ocorre e formar uma opinião própria!!

  95. Janaina e Thainá, n° 14; 35 / 2°A / ETECAP diz:

    A sociologia incomoda tanto alguns setores da sociedade porque influencia as pessoas a terem opinião própria sobre assuntos do cotidiano. Não adianta um aluno ser bom nas matérias que são ensinadas na escola se ele não tem nenhum conhecimento sobre o que acontece em torno da sociedade, as coisas que estão por trás dos programas que ele assiste na televisão.

  96. Fabricio e Juliana n° 11, 21. 2B Etecap diz:

    Nos achamos que para os politicos a sociologia encomoda, pois para eles não é comodo formarem pessoas qur questionem e critíquem como eles “cuidam da sociedade”, e sim e comodo para eles a sociedade ser “como uma vaca no pasto”, pois oque eles jogarem para nos “comemos e usufrir” sem questionar e ainda mais dar lucro para eles.

    • Fabricio nº12 e Juliana nº21 - 2ºB ETECAP diz:

      Corrigindo os erros!!!
      Nós achamos que para os políticos a sociologia incomoda, pois para eles não é cômodo formarem pessoas que questionem e critíquem como eles “cuidam da sociedade”, e sim é cômodo a sociedade ser “como uma vaca no pasto” comendo e usufruindo o que jogam para elas sem questionar, e ainda mais dando lucro para eles.

  97. O disciplina de sociologia para muitos,não tem importancia.Porem,ela tem uma importancia para que possamos olhar os acontecimentos de uma forma mais ampla e dinamica .Tendo em vista esses aspecots muitos lideres politicos são contra o ensino de sociologia nas escolas , pois poderia intervir na politica deles.

  98. Caio Nº08 e Kevin Nº22 2ºB diz:

    Na nossa opinião, a sociologia não incomoda, pois para uma certa maioria o conteudo não é absorvido, sendo esquecido e deixado de lado logo após a aula e não sendo levado como estilo de vida. E incomoda para outros, que realmente devem ser incomodados, pela indevida falta de adesão.

    • Caio Nº08 e Kevin Nº22 2ºB diz:

      continuação…
      ao conteúdo apresentado nas aulas. Muitos não levam em conta a importância da sociologia, é apenas mais uma matéria como qualquer outra.

  99. Winnie Nº42 e Pollyanna Nº41 , Etecap diz:

    Em nossa opinião, acreditamos que sim, a sociologia encomoda pelo simples fato de nos fazer ter a capacidade dá dúvida, de começar a ver o mundo por vários pontos de vista diferentes e poder escolher o seu próprio, tendo assim um senso crítico.
    Pelo fato da sociologia estudar os diversos tipo de sociedades, começamos a entender a nossa própria sociedade, com seus preconceitos e atitudes. Pois afinal, em que mundo vivemos ?
    Talvez, o que responda a pergunta porque a sociologia encomoda tanto, se deva ao fato da sociedade que não aceitemos o que elas impõem.

  100. Fernanda,nº06 2ºE,Etecap. diz:

    O ensino de Sociologia incomoda, porque torna o aluno um indivíduo capaz de desenvolver seu próprio pensamento à respeito da sociedade que o cerca e não se limitar apenas ao senso comum moldado pela mídia.
    O fato da matéria estar veiculada à revista Veja já diz muito sobre quem são os incomodados e exemplifica o porquê de tamanho incomodo.

  101. Juliana n18 e Maria Luiza n25 2E Etecap diz:

    Em nossa opinião o ensino da sociologia incomoda porque certos setores preferem que a população permaneça sem uma ideia formada sobre determinados assuntos, em parte há o medo das classes mais altas de um povo “pensante”.
    Pois uma população com opinião questiona os metodos do governo e isso pode oferecer algum “risco”.

  102. Keren diz:

    Bem, na minha opinião o ensino de sociologia incomoda à alguns brasileiro,pois como já dito no texto acima, a sociologia nos faz pensar e tomar nossas próprias conclusões sobre determinados assuntos que muitas vezes não são adicionados a mídia!
    Seu nome já diz praticamente tudo “estudo da sociedade”…há muitas coisas que são ocultas ao cidadãos ou quando são mostradas são com uma certa manipulação,para que a sociedade veja uma imagem que agrade aos nossos “comandantes”.
    Em resumo penso que devemos,sim,influenciar as pessoas a pensarem e tomarem decisões que podem até mesmo mudar nosso modo de viver.
    Keren de Brito
    Etecap
    2°C

    • Andyara nº04, Janaína Alonso nº15 e Vitória nº40; 2ºA; ETECAP diz:

      Nós concordamos com Pierre Bourdieu quando ele diz que a sociologia revela aspectos que, para nós, antes estavam ocultos. A sociologia esclarece, abre nossos olhos, para enxergarmos as ideologias, mas, principalmente, a sociologia nos faz questionar. Tudo o que vemos e ouvimos, ela nos faz questionar.
      E porque nós questionamos é que alguns acreditam que automaticamente somos de Esquerda. Mas não é necessária e obrigatoriamente assim! Porque nós questionamos nós deixamos de acreditar na ideologia da Direita (que é a “certa”)? Não! Eu digo que, por questionarmos, nós temos o nosso ponto de vista mudado, aprimorado.

      • Marcela Trindade, n°24, série: 2°E - ETECAP diz:

        O ensino da sociologia incomoda sim alguns setores da sociedade, não só brasileira, mas também mundial. Esses setores são os denominados ”influenciadores” na opinião e crítica das pessoas a todo momento e são consideradas, também, a elite. Eles tentam impor a sua pseudo verdade (na maioria das vezes), principalmente, através da mídia, campanhas, propagandas, etc. Por outro lado, a sociologia nos mostra outros pontos de vista da situação, fazendo assim, com que as pessoas se tornem independentes de qualquer sistema e aliados somente de suas opiniões próprias.

        • Fernanda Santos n°13 ,Fernanda n°14 e Isabela n°17,2°B ETECAP diz:

          A matéria sociologia nos ensina a analizar a sociedade. Ela nos faz querer saber o porque as coisas acontecem,e induz os alunos a terem um pensamento critico ,fazendo com que nós,alunos,contestemos as ideias impostas,e possamos ver os fatos de todos os pontos de vistas e não somente os que são apresentados pela mídia,construindo assim,nossos próprios conceitos e ideais.

          • Stephani nº36, 2ºE ETECAP diz:

            O ensino de sociologia nas escola incomoda, pois obriga as pessoas a pensarem por si e assim elas começam a ver o que realmete esta errado na sociedade e assim constróem ideias e conceitos próprios.

Deixar o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s